Cultura, Felgueiras

Ranchos do concelho de Felgueiras participaram no Encontro de Cantares de Reis

O evento realizado nos dias 06,07 e 08 de Janeiro, no Café Concerto da Casa das Artes teve a participação de um elevado número de espetadores, que não quiseram perder o espetáculo promovido pela autarquia.

Noites agradáveis, trajes a preceito, adereços seculares, vozes e instrumentos bem afinados, foram os ingredientes principais que tornaram os espetáculos de cantares de reis num verdadeiro sucesso.

A ação dividida em três dias iniciava-se na escadaria dos Paços do Concelho, onde o executivo municipal rececionou todos os grupos participantes.

Os grupos faziam uma breve atuação no coreto do Largo Manuel Baltazar e seguiam em arruada até ao Café Concerto da Casa das Artes.

Os intervenientes fizeram o público relembrar os tempos passados através dos trajes, dos instrumentos rudimentares, dos adereços pouco vistos atualmente e das iguarias.

A vereadora da Cultura, Carla Meireles, felicitou todos os participantes e realçou que esta atividade é para manter. “Saúdo todos os grupos e é gratificante ver a vossa cumplicidade, o vosso empenho, mas acima de tudo a vossa entreajuda. Este tipo de espetáculos faz parte do nosso património imaterial que queremos preservar e a vossa forma de estar fundamenta ainda mais a nossa opinião, numa altura em que a sociedade se afasta devido ao ritmo de vida dos nossos tempos”.

A autarca realçou ainda o facto de este ano o local do espetáculo ser diferente. “Temos a Casa das Artes, um local com condições e optamos por realizar os Cantares de Reis neste espaço porque permite um maior conforto aos grupos e aos espectadores, nestas noites frias de inverno”.

Participaram na iniciativa os 13 grupos folclóricos do concelho: o Rancho Folclórico de Santo André, o Rancho Folclórico Pegadinhas do Ribeiral, o Rancho Folclórico de Macieira da Lixa, o Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra, o Rancho Folclórico de Margaride Felgueiras, o Rancho Folclórico Infantil da Casa do Povo de Jugueiros, o Rancho Folclórico de Varziela, o Rancho Folclórico das Lavradeiras da Lixa, o Grupo Folclórico de S. Pedro de Torrados, o Grupo Folclórico de Santa Maria de Pombeiro, o Rancho Folclórico de S. Martinho de Penacova, o Rancho Folclórico de Passarias e Real e o Rancho Folclórico de Santa Luzia de Airães.

Cada grupo participante recebeu um prémio de participação no valor de 100 euros.

Depois de entoados temas musicais foram todos convidados a confraternizar e a degustar algumas iguarias típicas da nossa região.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *