Portimão, Sociedade

Ciclo de debates Teia D’Ideias aborda a importância social do voluntariado em Portimão

A Associação Teia D’Impulsos vai realizar o quarto debate do ciclo Teia D’Ideias no próximo dia 18 de Janeiro, às 21h00, na Casa Manuel Teixeira Gomes, subordinado ao tema “Voluntariado – Um suporte social”, numa parceria com a Câmara Municipal de Portimão e a Rádio Costa D’Oiro.

A temática a abordar no encontro marcou a agenda de 2011, escolhido como Ano Europeu do Voluntariado, e realiza-se num momento em que as dificuldades e restrições económicas poderão resultar numa crise social nacional, com perspetivas de instabilidade e insegurança em relação ao futuro.

Nesse sentido, o voluntariado nas mais diversas áreas, com claro destaque para o campo sócio-caritativo, assume-se como um suporte fundamental para ultrapassar estes tempos de convulsão social. Esta Teia de Ideias pretende lançar para a mesa a discussão sobre o papel que o voluntariado representa na sociedade local, salientando as virtudes que a atividade pode ter na formação humana e profissional de todos os que a assumem como uma missão.

Serão discutidas as orientações e requisitos necessários para se abraçar esta causa, nomeadamente a importância da formação do voluntário, os seus direitos e os seus deveres, ao mesmo tempo que serão divulgadas diversas organizações locais cuja atividade depende diretamente dos seus voluntários.

No painel de discussão participarão os seguintes intervenientes: Ana Figueiredo (presidente da Junta de Freguesia de Portimão), padre Arsénio Castro da Silva (director do Centro Social e Paroquial de Nª Sra. do Amparo), Estela Louçã (Núcleo de Faro do Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária), Daniela Anastácio (coordenadora do Banco Alimentar no Algarve) e Maria José Mendes (presidente da delegação de Portimão da Cruz Vermelha).

A tertúlia será  ainda enriquecida por testemunhos de representantes de outras organizações que dependem do voluntariado para o seu funcionamento, como os Bombeiros Voluntários de Portimão, a Associação de Voluntários de Portimão, o GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes e o Grupo de Voluntariado do Hospital de Portimão, estando a Teia D’Implusos representada por Luís Filipe Gonçalves, num debate moderado por Nuno Silva.

O encontro está  aberto a todos os interessados, sendo registado em formato audio, para posterior transmissão pela Rádio Costa D’Oiro através do programa “Impulso”, nas suas edições de 19 e 26 de Janeiro, que irão para o ar entre as 20h00 e as 22h00.

O quinto debate deste ciclo irá ter lugar em 8 de Fevereiro próximo, subordinado ao tema “Revitalizar Portimão – Perspetivas para o Centro da Cidade”, encontrando-se disponíveis mais informações em www.teiadimpulsos.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *