Évora, Turismo

Canaviais premeia vinhos, sopas e doces em Évora

A Casa do Povo dos Canaviais, freguesia do concelho de Évora, promove no próximo sábado, dia 14 de janeiro, mais uma jornada de promoção da gastronomia regional, com a realização do já tradicional Concurso de Sopas e de Doces, bem como da oitava Prova de Vinhos.

A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Évora, fazendo parte da vasta programação da Rota de Sabores Tradicionais 2012, tem a particularidade de trazer à luz “velhas” formas de cozinhar, memórias de antanho, com as cozinheiras e os cozinheiros participantes a esmerarem-se na confeção de pratos, que representam o melhor da gastronomia tradicional alentejana, e que nalguns casos pertencem à memória coletiva.

Por outro lado, os adegueiros particulares residentes na freguesia têm este sábado a oportunidade de dar a provar o vinho deste ano com a realização de mais um concurso, em que o salutar despique entre vizinhos aguça a espectativa sobre os eventuais vencedores no que aos vinhos brancos e tintos diz respeito.

Para credibilizar e certificar de alguma forma estes concursos a Casa do Povo dos Canaviais convidou a Associação de Escanções de Portugal para premiar os melhores vinhos, enquanto a Confraria Gastronómica do Alentejo terá a “dura” tarefa de provar as sopas e os doces e decidir os vencedores.

Depois do trabalho do júri, tanto as sopas, os doces como o vinho serão dados a provar (16h00) a quem marcar presença nesta iniciativa, cuja animação musical estará a cargo do Grupo Coral Almocreves.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *