Desporto, Entroncamento

Centro Municipal de Marcha e Corrida do Entroncamento

Com o intuito de assinalar o Natal e encerrar as atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2011, o Centro Municipal de Marcha e Corrida do Entroncamento (CMMC) realizou a “Caminhada do Pai Natal”, no dia 16 de dezembro, com um percurso de 5 km, dirigida aos seus utentes.

 

Reabriu a 4 janeiro de 2012, esperando continuar a proporcionar a todos os que o frequentam, a qualidade a que estão habituados.

 

Desde a sua inauguração, a 30 de abril de 2011, o mesmo tem registado um crescendo no número de participantes inscritos, contando, neste momento, com 71 elementos. Com apenas 8 meses de existência, o Centro do Entroncamento figura já no Top 5 dos 84 Centros Municipais de Marcha e Corrida espalhados pelo país, o que torna este feito ainda mais relevante, tendo em conta o curto tempo de funcionamento. O CMMC do Entroncamento ocupa o 3.º lugar a nível nacional, apenas suplantado pelos Centros de Lagos e de Lamego, ambos mais antigos.

 

A evolução do Centro de Marcha e Corrida em 2011 foi bastante considerável, tendo-se registado um arranque inicial com 17 pessoas inscritas que facilmente ultrapassou a meia centena. Vejamos os números:

 

Maio: 17 inscritos

Junho: 26

Julho: 29

Agosto: 34

Setembro: 42

Outubro: 67

Novembro: 70

Dezembro: 71

 

Para além das caminhadas pelos 2 percursos existentes (um de 1500m e outro de 3600m), os utentes podem usufruir de aulas de reforço muscular, treino propriocetivo, melhoria de atitudes posturais e melhoramento geral da condição física. Para isso, o Centro conta com equipamento específico, como bosus, placas sensoriais de equilíbrio, bolas suíças, bolas medicinais, bandas elásticas de diferentes resistências, arcos, colchões e bancos suecos. A inclusão destes materiais vem de encontro às preocupações abordadas no Curso de Técnicos de Marcha e Corrida. Muitas autarquias têm vindo a utilizar estes aparelhos, conferindo a todo o Programa uma dimensão muito superior na realização do trabalho de marcha e/ou corrida.

 

Na primeira sessão, os técnicos avaliam a condição física dos participantes e, através de um monitor de composição corporal, avaliam igualmente o peso, a percentagem de gordura corporal, da percentagem de água total do organismo, entre outros indicadores importantes para a monitorização da saúde de cada praticante. Esta avaliação é feita uma vez por mês para inferir a evolução e o trabalho realizados ao longo das sessões no CMMC, nomeadamente o efeito que as atividades desenvolvidas produziram nos praticantes.

 

O Centro Municipal de Marcha e Corrida do Entroncamento funciona com acompanhamento técnico no Pavilhão Desportivo Municipal às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras das 18h às 20h.

 

A frequência é gratuita, sendo apenas cobrado um seguro anual no valor de 7€ (Federação Portuguesa de Atletismo). A autarquia oferece, a cada participante, uma t-shirt do Centro.

 

Com o objetivo de fomentar nos seus utentes um estilo de vida mais saudável, o CMMC continua a receber inscrições e convida todos os interessados a integrarem-se nas dinâmicas e sinergias desenvolvidas pelos seus técnicos especializados.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no Gabinete do Centro Municipal de Marcha e Corrida, no Pavilhão Desportivo Municipal do Entroncamento (nos dias úteis, das 9h às 12h30min e das 14h às 17h30min).

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *