Sociedade, Vale de Cambra

Câmara municipal de Vale de Cambra lança “apadrinhamento de idosos”

A Câmara Municipal de Vale de Cambra, em parceria com as IPPS’s do Concelho, as Conferências Vicentinas, Escuteiros e outras Associações com uma forte participação comunitária, acabam de lançar um projecto social inovador e que luta pela proximidade: o Apadrinhamento de Idosos.

O objectivo é envolver a Comunidade, criando uma verdadeira rede de proximidade informal que combate os momentos de solidão e de isolamento social. Para isso tem já no terreno uma campanha para o Voluntariado que pretende conquistar todos aqueles que sempre sonharam fazer algo pelo próximo e que se sentem vocacionados para esta faixa da população.

O projecto Apadrinhamento de Idosos visa proporcionar aos idosos uma resposta de proximidade informal, que combata os momentos de solidão e o isolamento social. Com ele a Câmara Municipal de Vale de Cambra pretende também, desenvolver nos intervenientes laços de amizade e redes de proximidade, que facilitem a integração social dos idosos.

O apoio passa pela realização de visitas periódicas ao idoso (fazer companhia e apoiar na sua socialização), na realização de pequenas tarefas ou na realização de “recados”: como ir à farmácia, fazer compras ou dar acompanhamento às tarefas quotidianas.

Esse apoio será  prestado gratuitamente por voluntários, seleccionados pela equipa técnica que dinamiza este projecto no Gabinete de Apoio ao Idoso do Município de Vale de Cambra.

De acordo com Elisabete Rocha, Vereadora da Acção Social, “nas últimas décadas ocorreram mudanças sociais com fortes implicações nas relações familiares. A impossibilidade de muitas famílias conciliarem a vida profissional com a vida familiar por forma a garantir o apoio aos idosos é, infelizmente, uma realidade. Este projecto visa acima de tudo, combater a solidão e o isolamento social e promover a melhoria da qualidade de vida dos idosos através de pequenas acções e gestos simples do nosso quotidiano. É para isso que a Câmara Municipal está a apostar na sua divulgação e na captação de voluntários pois só assim seremos capazes de dar respostas sociais e de promover a integração social destas pessoas”.

Para os requerentes

A dinamização deste projecto prevê a angariação e criação de uma bolsa de voluntários que apoiem os idosos sinalizados e pode ser requerido por pessoas com 65 e mais anos de idade, que residam sozinhas, sem rectaguarda familiar ou de rede de vizinhança e que, sobretudo, pretendam o apoio de voluntários.

Para requerer basta preencher a ficha de manifestação de interesse ou através de contacto pessoal junto dos técnicos do Gabinete de Apoio ao Idoso da Câmara Municipal de Vale de Cambra.

Também é  possível manifestar interesse junto das Comissões de Freguesia, das Conferências Vicentinas, das Instituições Particulares de Solidariedade Social e ainda junto dos Agrupamentos de Escuteiros de Arões e S. Pedro de Castelões.

Para os voluntários

A Câmara Municipal de Vale de Cambra apela ainda ao espirito voluntário e manifesta interesse em receber contactos de quem tem gosto e é altruísta em investir algum do seu tempo em prol do próximo.

Nesse sentido tem abertas inscrições para todos os maiores de 18 anos de idade, que tenham disponibilidade, a acima de tudo, vontade de ajudar e capacidade para participar em projectos inovadores.

O objectivo do Município é criar um grupo coeso de voluntários que apoiem na satisfação das necessidades e nas expectativas dos requerentes, garantindo a melhoria da sua qualidade de vida.

As tarefas a desenvolver pelo voluntário irão assim ao encontro do que está definido como objectivo do projecto e serão definidas entre as partes envolvidas.

A Câmara Municipal lança o desafio: “Participe no crescimento deste Projecto!”

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *