Sociedade, Trofa

Trofa recebe Exposição Interativa Educação + Financeira e ensina população a gerir o seu orçamento

No âmbito do projeto Orçamento Participativo Jovem da Trofa 2011-2013, a Câmara Municipal da Trofa organiza nos próximos dias 17, 18 e 19 de janeiro, nas instalações da Academia Municipal da Trofa – Aquaplace, a Exposição Educação + Financeira.

 

Esta iniciativa tem a parceria da Universidade de Aveiro, através do Projeto Matemática Ensino (PmatE – http://pmate.ua.pt), e a colaboração da Caixa Geral de Depósitos, e pretende atuar na área da Literacia Financeira, destinando-se a jovens dos 7 aos 17 anos e público em geral.

 

Esta Exposição é uma iniciativa, de âmbito nacional, já que integra a realização de sessões itinerantes de norte a sul do País, sendo que, no distrito da Porto, apenas o Concelho da Trofa a acolherá.

 

Face à relevância da temática da Exposição e à sua natureza interativa, a Câmara Municipal da Trofa está a criar condições para que o maior número de alunos do Concelho a possam visitar e, por esse motivo, convidou todos os alunos das Escolas do Concelho a participar.

 

Dado o interesse que o assunto tem levantado, a Autarquia vai organizar também uma sessão aberta ao público em geral, a realizar no dia 18 de Janeiro, pelas 21h15, na Escola Secundária da Trofa.

 

Esta exposição itinerante de literacia financeira Educação + Financeira, que foi idealizada para contribuir para a formação de consumidores mais informados e mais preparados para enfrentar as dificuldades e desafios do quotidiano surge associada ao projeto que a Câmara Municipal da Trofa lançou já em 2010, o Orçamento Participativo Jovem da Trofa que propõe aos jovens dos 10 aos 30 anos, a gestão de uma parcela do Orçamento Municipal, 20 mil euros que podem encaminhar para a execução de projetos para a melhoria das escolas ou do Concelho.

 

Com esta iniciativa a Câmara Municipal da Trofa quer assim ajudar os consumidores em geral, especialmente os mais jovens, na adquisição dos conhecimentos e das competências essenciais a um desempenho mais consciente, esclarecido e responsável na hora de tomar decisões de índole financeira.

 

Esta é uma Exposição interativa, composta por três módulos com jogos de computador e conteúdos adaptados aos diferentes níveis de ensino (do primeiro ciclo do ensino básico até ao secundário), que pretende estimular a curiosidade dos mais novos e familiarizá-los com os conceitos financeiros básicos e com as questões financeiras que a todos se colocam no dia-a-dia.

 

A exposição é acompanhada de conferências, colóquios, workshops e mesas redondas sobre temas financeiros.

 

 

MÓDULOS

 

Dinheiro para quê? – Módulo I

Destinado aos alunos do 1º e do 2º ciclo. Com esta atividade, pretende-se que os jovens apreendam o valor e as funções do dinheiro (o que é que representa na vida das pessoas), através de uma viagem pela história do comércio de bens e serviços, das trocas diretas até ao aparecimento da moeda.

 

Como Gastar o Dinheiro? – Módulo II

Dirigido aos estudantes do 3º ciclo. Procura-se, com esta atividade, sensibilizar os jovens para a importância do consumo responsável, para o valor do trabalho e dos hábitos de poupança, tendo em vista a realização de objetivos e gastos pessoais.

 

Compro ou não compro? – Módulo III

Vocacionado para alunos do ENSINO SECUNDÁRIO e público em geral. O propósito da atividade é sensibilizá-los para as questões relacionadas com a gestão do orçamento pessoal (rendimento, despesas pessoais, poupança, recurso ao crédito) e para as consequências das suas decisões. O sobre-endividamento, por exemplo!

 

 

CONTACTOS

Web: http://opjdatrofa.com/

Facebook: http://www.facebook.com/opjovemtrofa

Email: opjdatrofa@mun-trofa.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *