Cultura, Felgueiras

Encontro de Cantares de Reis em Felgueiras

O café concerto da Casa das artes está pronto para receber o tradicional espetáculo de cantares de reis, que se realiza nos dias 6, 7 e 8 de janeiro, pelas 21h30.
Na ação, promovida pela autarquia Felgueirense, vão participar os 13 Grupos Folclóricos do concelho e o espetáculo promete ser um veículo para retratar a tradição concelhia.
A vereadora da Cultura, Carla Meireles, sublinha que “a tradição dos Cantares de Reis, faz parte do património imaterial do nosso concelho que importa preservar e valorizar”.
“Desta forma pretende-se fomentar a cooperação institucional e incentivar a salutar convivência e partilha entre os grupos participantes,” realça a autarca.
Carla Meireles justifica ainda o facto desta atividade se apresentar em moldes diferentes. “Optamos pela concentração dos grupos intervenientes junto à escadaria dos Paços do Concelho. Após a sessão de boas vindas, os participantes fazem um primeira atuação no coreto, no Largo Manuel Baltazar, percorrerão a rua Costa Guimarães em arruada, até ao Café Concerto da Casa das Artes, onde decorrerá o espetáculo. Entendemos que esta opção é a mais adequada, realiza-se num espaço mais acolhedor e que permite uma melhor acústica de forma a proporcionar aos participantes e aos espectadores um melhor espetáculo e um maior conforto, já que se realiza no inverno”.
A iniciativa conta com um programa semelhante para os 3 dias iniciando-se às 21h30.
Vão participar na ação os 13 Grupos Folclóricos de Felgueiras:
No dia 6 de janeiro, sexta-feira, atuam o Rancho Folclórico de Santo André, o Rancho Folclórico Pegadinhas do Ribeiral, o Rancho Folclórico de Macieira da Lixa e o Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra.

No sábado, 7 de janeiro, sobem ao palco o Rancho Folclórico de Margaride Felgueiras, o Rancho Folclórico Infantil da Casa do Povo de Jugueiros, o Rancho Folclórico de Varziela, o Rancho Folclórico das Lavradeiras da Lixa e o Grupo Folclórico de S. Pedro de Torrados
A iniciativa encerra no dia 8 de janeiro com a atuação do Grupo Folclórico de Santa Maria de Pombeiro, do Rancho Folclórico de S. Martinho de Penacova, do Rancho Folclórico de Passarias e Real e do Rancho Folclórico de Santa Luzia de Airães.

Cada grupo participante receberá uma oferta no valor de 100€.
A atividade ficará também marcada pela entrega de prémios de participação e dos vencedores do concurso de presépios de Natal, que terá lugar no dia 06 de janeiro.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *