Setúbal, Sociedade

Seniores assistem a sessão sobre psoríase em Setúbal

A PSOPortugal – Associação Portuguesa de Psoríase realiza, no dia 11 de Janeiro, pelas 17 horas, uma sessão de esclarecimento gratuita sobre a psoríase na Universidade Sénior de Setúbal, aberta a toda a comunidade.

“Esta iniciativa tem como objectivo sensibilizar a população para o facto de que a psoríase não é uma doença contagiosa e alertar para a discriminação social de que são ainda alvo estes doentes”, refere Vítor Baião, presidente da Direcção da PSOPortugal.

A sessão será dirigida pelo dermatologista Paulo Ferreira e contará com a presença do actor Carlos Rodrigues.

A psoríase é uma doença auto-imune que se manifesta no nosso maior órgão – a pele, não sendo contagiosa é crónica e pode surgir em qualquer idade. O seu aspecto, extensão, evolução e gravidade são variáveis, caracterizando-se pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afectam sobretudo os cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo e unhas. Cerca de 10 por cento dos doentes acabam por desenvolver artrite psoriática. Em Portugal esta doença afecta mais de 250 mil pessoas e cerca de 125 milhões em todo o mundo.

A PSOPortugal, entidade com seis anos de existência, constituída em 2005, tem vindo a defender, apoiar e dar voz aos doentes de psoríase. E também a alertar e sensibilizar a sociedade para a discriminação social e profissional de que são alvo os cerca de 250 mil portugueses que sofrem de psoríase.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *