Guimarães, Sociedade

Início do Mercado das Antiguidades em Guimarães

No seguimento da aprovação do Regulamento do Mercado das Antiguidades e da 2ª  Mão, pela Câmara e Assembleia Municipal, durante o mês passado, entramos no novo ano com uma reformulação ao nível do funcionamento da tradicional feira das antiguidades e velharias realizada anteriormente nos claustros do Convento de Santa Clara.

Desta forma, passa a designar-se Mercado das Antiguidades a comercialização de “objetos com história”, como antiguidades, numismática, filatelia e outros artigos de valor histórico, a realizar-se no Centro Histórico (arcadas entre a Praça de S. Tiago e o Largo da Oliveira), no primeiro Sábado de cada mês, entre as 8h e as 13h.

Por seu turno, o Mercado da 2ª Mão passa a funcionar autonomamente, no recinto do Mercado Municipal, no primeiro e terceiro Domingos de cada mês, entre as 8h e as 13h, com a comercialização de artigos usados, como louça ou artigos decorativos, artesanato, vestuário, calçado, brinquedos e equipamento elétrico e eletrónico.

Estes são dois tipos de mercados distintos, com públicos distintos e cada vez mais procurados por compradores e vendedores, por isso em franco crescimento.

Assim, esta reformulação permite uma melhor organização do espaço, tornando-o ainda mais apelativo e devolvendo também a identidade a cada um deles, respeitando a sua história e tradição. Por outro lado, a organização dos comerciantes e a regulamentação destes mercados são fundamentais para uma menor descaracterização deste tipo de comércio.

Desta forma, vimos comunicar que é já no próximo Sábado, dia 7 de janeiro, que estará em funcionamento o Mercado das Antiguidades, nas arcadas entre a Praça de S. Tiago e o Largo da Oliveira, sendo que o Mercado de 2ª Mão iniciará no Mercado Municipal no próximo dia 15 de janeiro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *