Educação, Mação

Câmara de Mação entregou bolsas de estudo e prémios de mérito

Teve lugar no dia 26 de Dezembro mais uma Cerimónia de Entrega de Bolsas de Estudo e Prémios de Mérito. A Câmara Municipal de Mação atribuiu 8 novas Bolsas de Estudo a alunos do Ensino Superior, fez 13 renovações de Bolsas de Estudo, entregou 4 Prémios de Mérito e o Prémio Gonçalo Matos, ao aluno que entrou este ano lectivo com a melhor média no Ensino Superior.

As novas Bolsas de Estudo foram atribuídas a alunos que ingressaram, este ano lectivo de 2011/2012, no Ensino Superior. Neste ano lectivo serão, assim, 21 os bolseiros Maçaenses a usufruírem do apoio da Autarquia.
A iniciativa de atribuir Bolsas de Estudo anuais a alunos do Concelho de Mação que frequentem o Ensino Superior teve início no ano lectivo de 2004/2005. Desde então, a Autarquia concede novas bolsas todos os anos, mantendo-as até ao final dos respectivos cursos, desde que o aproveitamento o justifique. Na Cerimónia o Presidente da Câmara Municipal de Mação, Saldanha Rocha, dirigiu-se muito particularmente aos jovens afirmando que “o esforço que estas Bolsas representam para o Município justifica-se pelo facto de acreditarmos no vosso esforço e trabalho, lutem sempre pela excelência, com rigor, com competência e com paixão. Com maior ou menor dificuldade, continuaremos a apoiar-vos pois a vossa formação é importante e conseguimos assim fornecer um suporte às vossas famílias.” Por fim, Saldanha Rocha deixou um conselho aos jovens dizendo-lhes que “as oportunidades não se podem perder pois não voltam e esta oportunidade que vos damos devem aproveitá-la!”.
As Bolsas de Estudo representam uma das formas encontradas pela Autarquia – reconhecendo os encargos de uma família quando tem filhos a estudar fora, durante quatro ou cinco anos – de apoiar as famílias mais carenciadas do Concelho contribuindo, simultaneamente, para o enriquecimento do percurso escolar e formação destes jovens.
Vasco Estrela, Vereador da Educação, disse aos jovens que “apostar em vocês é apostar no futuro e é uma aposta ganha. Têm aproveitado este apoio e só vos pedimos que nunca reneguem a vossa terra, peço que nunca esqueçam o vosso Concelho e que saibam aplicar nele toda a vossa sabedoria e o vosso tempo”.
Os novos bolseiros frequentam cursos de Contabilidade e Auditoria, Geografia, Relações Humanas e Comunicação Organizacional, Ciências Biomédicas, Gestão, Engenharia Electromecânica, Engenharia Mecânica e Marketing.

Prémios de Mérito Escolar

Paralelamente, a Câmara Municipal de Mação atribuiu também os Prémios de Mérito Escolar aos melhores alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, bem como do Secundário no ano lectivo 2010-2011, num reconhecimento pelo seu esforço e boa prestação escolar. Os Prémios do 2.º e 3.º Ciclos são de 250 euros e o do Ensino Secundário é de 500 euros. A atribuição destes Prémios é feita com base na informação disponibilizada pela EB 2,3/S de Mação. José António Almeida, Director do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, sublinhou que este tipo de apoios e “de se manter as bolsas até ao fim do curso não acontece em todos as Câmaras do País, é um esforço que muitas Câmaras deixam cair mas não em Mação”.
Alunos distinguidos com o Prémio de Mérito Escolar:
– Leonor Bento e João Ferreira, ex-aequo no 2.º Ciclo do Ensino Básico; Ana Maria Martins, 3.º Ciclo do Ensino Básico e Liliana Lopes, Ensino Secundário.

Prémio de Excelência Escolar Gonçalo Matos

A Câmara Municipal instituiu no ano passado o Prémio de Excelência Escolar Gonçalo Matos, no valor de 500 euros. Um galardão que assume a designação correspondente ao nome do aluno que, no ano lectivo anterior, obteve a melhor classificação de acesso ao Ensino Superior. Este ano a aluna com a média mais elevada na candidatura ao Ensino Superior foi a Liliana Lopes que ainda assim, não ultrapassou a média do Gonçalo Matos, que vai manter o nome no Prémio Excelência.
Gonçalo Matos, o aluno que empresta o nome a este prémio até outro aluno superar a sua classificação, estuda Matemáticas Aplicadas à Computação no Instituto Superior Técnico, esteve presente na cerimónia e quis deixar umas palavras de agradecimento à Câmara Municipal pelas diversas oportunidades oferecidas aos estudantes do Concelho, entre elas a Viagem de Estudo a França.
Refira-se que Liliana Bento, aluna de Ciência Biomédicas na Universidade do Algarve, recebeu duas distinções: o Prémio de Mérito Escolar do Ensino Secundário e o Prémio de Excelência Escolar Gonçalo Matos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *