Cultura, Palmela

Exposição “Pórtico Virtual” de portas abertas no Natal e Ano Novo em Palmela

A Exposição “Pórtico Virtual – As Chaves do Restauro do Pórtico da Glória na Catedral de Santiago de Compostela”, patente na Igreja de Santiago, no Castelo de Palmela, estará de portas abertas ao público nos fins-de-semana de 24 e 25 de Dezembro e 31 de Dezembro e 1 de Janeiro, no horário habitual (10h00/12h30 e 14h00/18h00).

Patente até 25 de Fevereiro, a iniciativa – organizada pela Fundación Barrié (Galiza), pelo Ministério da Cultura de Espanha e pela Câmara Municipal de Palmela – integra a Mostra Espanha 2011 (www.mostraespanha.mcu.es) que, na sua segunda edição, alarga a sua presença a Lisboa, Palmela, Porto, Coimbra e Almada.

À semelhança do que aconteceu já em Dezembro, decorrerão visitas guiadas gratuitas nos dias 14 e 22 de Janeiro, às 15 horas. As inscrições são limitadas e devem ser efectuadas até à quinta-feira anterior, através do e-mail patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou do telefone 212336640.

 

Palmela e Santiago de Compostela mais próximas

 

A exposição “Pórtico Virtual” destaca a história, a iconografia e os trabalhos de restauração preventiva do Pórtico da Glória – obra escultórica considerada como expoente máximo do românico europeu – conjugando suportes de divulgação tradicionais com elementos tecnológicos virtuais e multimedia. Os visitantes poderão apreciar réplicas de madeira dos instrumentos musicais medievais dos 24 Anciãos do Apocalipse representados no Pórtico; uma projecção audiovisual sobre o contexto histórico da origem da peregrinação a Santiago, a construção do templo românico e sobre como o Pórtico adquire o seu pleno significado dentro do quadro monumental da Catedral de Santiago; o Pórtico da Glória em 3D, trabalho pioneiro no mundo; os instrumentos do Pórtico da Glória com técnicas de realidade aumentada, que permitem a interacção do público e possibilitam o contacto com as composições musicais da época; uma exposição de fotografias de grande formato sobre o Pórtico da Glória e os trabalhos de restauro preventivo.

Antiga sede da Ordem de Santiago em Portugal e ponto de passagem dos peregrinos devotos do Santo, Palmela está, agora, mais próxima de Santiago de Compostela. A organização pretende reforçar esta ligação histórica e aposta no trabalho próximo com a comunidade educativa para dar a conhecer este património às gerações mais jovens que garantirão a sua preservação futura.

A exposição poderá ser visitada na Igreja de Santiago, no Castelo de Palmela, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, com entrada livre.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *