Mangualde, Sociedade

CIAC alerta para os cuidados a ter no manuseamento de aparelhos com gás em Mangualde

Numa época do ano em que o uso de aparelhos de combustão é acentuado devido às baixas temperaturas, o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) de Mangualde alerta para os riscos inerentes à inalação de monóxido de carbono. Assim, e integrado na campanha “Segurança em Casa – Riscos de Intoxicação por Monóxido de Carbono”, da Direcção Geral do Consumidor, o CIAC apresenta um conjunto de medidas a ter em conta de forma a evitar a intoxicação ou, em caso em que isso já não seja possível, como proceder para minimizar os efeitos da mesma.

 

Muitos aparelhos de aquecimento, usados no dia-a-dia, funcionam com base em combustíveis (lenha, carvão, petróleo e gasóleo, gás natural, propano, butano ou GPL) cuja queima pode ser fonte de monóxido de carbono se instalados de forma incorrecta, mal regulados ou em deficiente estado de conservação.

 

Assim, e de forma a evitar o acidente, nunca utilize braseiras ou grelhadores a carvão em espaços fechados, promova a limpeza periódica de chaminés e condutas de saída de fumos, mantenha a sua habitação arejada e nunca obstrua as entradas de ar, lembre-se de que a instalação e manutenção dos aparelhos de combustão devem ser feitas de acordo com as instruções do fabricante e, no caso dos aparelhos a gás, por empresa credenciada, solicite inspecções periódicas às instalações de gás, assegure-se de que a reparação dos aparelhos de combustão é feita apenas por profissionais habilitados para o efeito, desligue ou apague os aparelhos de combustão, sempre que se ausentar de casa.

 

No caso de ocorrer intoxicação areje o local, abrindo portas e janelas, desligue todos os aparelhos que possam estar na origem do acidente, retire a vítima do local e leve-a para um sítio arejado ou mesmo para a rua e contacte o Centro de Informação Antivenenos (808 250 143) e siga as instruções dadas. Nos casos mais graves (ex. perda de consciência) ligue 112.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *