Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Conhecer “Garfe, Aldeia dos Presépios” – Póvoa de Lanhoso

Resgatando as nossas memórias e tradições e valorizando as nossas raízes culturais, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso está a promover visitas dos Jardins de Infância do Concelho à iniciativa “Garfe, Aldeia dos Presépios”, patente ao público entre 11 de dezembro de 2011 e 8 de janeiro de 2012.

Complementando esta exposição de Presépios, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu o Passeio Pedestre “Aldeia dos Presépios”, integrado no âmbito da iniciativa “Caminhar pelo Concelho”, no dia 17 de dezembro, e que teve a participação de 46 pessoas de dentro e fora do concelho.

Em 2011, passam dez anos sobre o início desta iniciativa, que tem vindo, ao longo dos tempos, a impor-se como uma referência neste domínio, projectando-se para além da sua fronteira regional. Desta vez, são 15 os presépios: Salgueiros; Escola; Pinheiro; S. Roque, Teire e Azenha Nova; Comenda, S. Pedro e Fonte Milho; Pena; Igreja de Cima, Rande e Assento; Centro Social e Paroquial de Garfe; Gondiães (Escuteiros); Costa e Roda; Quintã, Outeiro, Condes e Eiras; Cilindro; Devesa; Presépio do Rancho Folclórico; e Carvalhinho.

Esta iniciativa é da paróquia e das gentes de Garfe, contando com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. É com entusiasmo e alegria que Garfe celebra a primeira década da iniciativa. Há 10 anos que as gentes de Garfe oferecem aos visitantes o resultado da sua criatividade na execução de autênticas manifestações artísticas, expressa em cada um dos presépios, pela diversidade da história da região e da vida campestre, em comunhão com a época festiva do Natal.

Estes Presépios, distribuídos pelos lugares da freguesia, representados por miniaturas ou figuras de dimensão quase real, dinâmicos ou estáticos, apresentam-se em conjuntos desenvolvidos por verdadeiros artesãos que nos envolvem no espírito da quadra natalícia. Mantendo uma tradição nascida com o evento, é celebrada uma missa na maioria dos presépios.

Em simultâneo, decorre a Feira da Aldeia dos Presépios, podendo ser visitada agora no sábado 7 de Janeiro, das 14h30 às 23h00, e, aos domingos, das 14h30 às 18h00.

Mais informações através de: turismo@mun-planhoso.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou 253 639 708.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *