Estarreja, Sociedade

Centenário Jornal “O Concelho de Estarreja” no Arquivo Municipal

110 anos de história que ficarão preservados no Arquivo Municipal. Estima-se que sejam cerca de 4 mil as edições do jornal “O Concelho de Estarreja” que a Câmara Municipal tem agora sob a sua responsabilidade. O presidente do Município de Estarreja, José Eduardo de Matos, e João Sousa Mota, representante da família proprietária do jornal, assinaram o protocolo que formaliza a transferência da coleção centenária para o Arquivo Municipal.

 

Muito satisfeito por contribuir para o reforço da história local e para a defesa de um “património familiar inestimável”, José Eduardo de Matos não resistiu a folhear o número 1 do Concelho de Estarreja, com data de 1901: 110 anos depois, estas “fotografias, factos e pessoas que fizeram uma parte muito importante do melhor da nossa história” vão ser disponibilizados aos estarrejenses.

 

O processo não será imediato, uma vez que as centenas e centenas de exemplares vão sofrer um “trabalho laborioso” que passa pelo “recenseamento, limpeza, ordenação, tratamento intelectual, catalogação e digitalização” conforme explicou a arquivista Norvinda Leite.

 

A informação será disponibilizada ao público em formato eletrónico, uma vez que “os originais são documentos facilmente deterioráveis, já estão muito frágeis e vamos tentar preservar a longevidade deles”, explicou a técnica. A “conservação desta coleção tão rica de 110 anos de história e de memória do concelho, do povo, do país” não só permitirá o acesso à cultura de um povo, como também salvaguardará o património para as gerações futuras.

 

João Sousa Mota praticamente nasceu no jornal e tinha o “desejo antigo” de criar condições para a preservação do espólio que retrata a “história nacional mas principalmente concelhia”, assim surgindo este “casamento feliz”, comentou.

 

A Câmara Municipal está grata à Família “que encontra uma maneira de potenciar o que é seu e que pode ser visto por mais pessoas, com mais condições e segurança preservando um património único”, reconheceu José Eduardo de Matos.

 

O Concelho de Estarreja foi fundado em 1901 pelo Prof. Doutor Egas Moniz, pelo Mestre-régio João Manuel de Saavedra Guedes, com a colaboração de Agostinho Ferreira de Matos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *