Cultura, Sardoal, Sociedade

GETAS canta Reis e saúda Autarcas de Sardoal

O GETAS – Centro Cultural vai promover o Cantar dos Reis pelas ruas da Vila de Sardoal, nos dias 5, 6 e 8 de Janeiro de 2012.

O cortejo de cantadores e tocadores vai desejar Bom Ano Novo aos sardoalenses, percorrendo as ruas históricas da terra (dia 5) e a parte nova (dia 6, a partir das 20 horas). Em troca receberá as dádivas da população, que podem ir de dinheiro a enchidos, passando por garrafas com bebidas e bolos ou fruta.

No Domingo, dia 8, às 15 horas, a iniciativa culminará com o Encontro de Cantadores de Reis, na Praça da República, junto ao Município.

Para o Encontro foram convidadas diversas associações concelhias e grupos de cantadores de Concelhos vizinhos.

Na ocasião, o GETAS e os representantes dos grupos de cantadores deslocar-se-ão à Câmara Municipal, saudando o Presidente da Câmara, Vereadores e outros Eleitos Locais.

Esta antiga tradição existia na sede do Concelho, mas durante muitos anos deixou de ser efectuada, ao contrário do que sempre sucedeu nas freguesias rurais, onde este costume nuca desapareceu.

Foi precisamente o GETAS – Centro Cultural que, desde há vários anos atrás, retomou a velha tradição , dando-lhe continuidade e conteúdo até aos dias de hoje.  

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *