Gondomar, Sociedade

“Natal Solidário” em Gondomar

No âmbito do Programa “Natal Solidário”, a Câmara Municipal de Gondomar, em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Vera Cruz, procedeu à entrega de Cabazes de Natal a 944 famílias do Concelho (num total de 3.081 pessoas). No dia 19 de Dezembro, o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Maj. Valentim Loureiro, fez a entrega simbólica do referido Cabaz a 22 famílias.

Esta iniciativa representa, para a Câmara Municipal de Gondomar, um investimento total de 34.175 euros. Valor que, destacou o Presidente da Câmara, “visa proporcionar um Natal mais feliz e condigno às famílias mais carenciadas do Concelho”. Para Valentim Loureiro, o dever de todos os responsáveis autárquicos é promoverem acções para, sempre que possível, se resolvam os problemas que afectam as populações. E foi, precisamente, esse o objectivo desta iniciativa.

Consciente da grave situação sócioeconómica patente no País, a Câmara de Gondomar entendeu ser crucial o reforço das medidas de apoio às famílias – de forma a promover a igualdade social, combatendo os desajustes no acesso a bens de primeira necessidade. Por outro lado, esta época Natalícia reveste-se de um espírito solidário ao qual impera aderir (face à importância da união e da coesão familiar patente nesta festividade).

O cabaz é concedido a estas 944 famílias através de vales – mediante os quais, nos 27 estabelecimentos de mercearia que aderiram ao projecto, os agregados familiares podem adquirir géneros alimentares (excluindo bebidas alcoólicas). Através desta medida, para além de se proporcionar às famílias uma quadra Natalícia condigna, a Autarquia de Gondomar pretende reforçar a dinamização do comércio tradicional, já implementada através do Programa DÁ – Directo Apoio a Famílias carenciadas. O critério de selecção das famílias teve como base a carência sócioeconómica, recorrendo-se aos Serviços de Acção Social e de Habitação da Câmara e a Instituições com processo social familiar devidamente organizado.

De resto, destacou Valentim Loureiro, a Câmara Municipal de Gondomar tem, para 2012, delineada uma intervenção ainda mais actuante no que concerne à área social. Aliás, refira-se, o Orçamento do próximo ano destina, para a Acção Social, um considerável incremento – tendo em vista a resolução dos problemas que, resultado da crise, são cada vez mais notórios.

Neste acto compareceram, para além do Presidente da Câmara (e das 22 famílias), os vereadores Daniela Himmel, Fernando Paulo e Joaquim Castro Neves. Para além do Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia, António Moutinho, e das responsáveis pelos Recursos Humanos e Habitação da Câmara, nomeadamente Germana Rocha e Cristina Castro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *