Amadora, Cultura

Orquestra Geração nos Recreios da Amadora

No dia 20 de Dezembro, tem lugar a partir das 18.30h, nos Recreios da Amadora, um concerto de Natal pela Orquestra Geração (Núcleos do Alto do Moinho e Miguel Torga).

Promovido pela Câmara Municipal da Amadora, este é um projecto centrado na acção e desenvolvimento social através da música, inspirado no Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela.

Em Portugal, o projecto Orquestra Geração nasceu na Amadora, através de uma parceria inicial entre a Câmara Municipal da Amadora, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação EDP, e a Escola de Música do Conservatório Nacional. Com o alargamento da iniciativa a outros territórios, juntaram-se ao projecto a Área Metropolitana de Lisboa e o Ministério da Educação.

Actualmente em três diferentes níveis de desenvolvimento, a Amadora tem já em funcionamento três núcleos da Orquestra Geração. No ano lectivo 2011/12, integram a Orquestra Geração da Amadora 200 crianças e jovens.

Com esta iniciativa inovadora, a música é sentida como um espaço de oportunidades, de aprendizagem, de companheirismo, de construção de identidades, de cooperação e de resolução de conflitos. Constitui uma estratégia privilegiada para sensibilizar e consciencializar as crianças para uma maior compreensão e interiorização de valores e de conceitos que contribuem para a formação de jovens mais solidários, autónomos, participativos e civicamente responsáveis. Esse envolvimento estendeu-se às famílias, que participam agora mais na vida escolar das crianças, à comunidade que acredita mais em si e à cidade em geral que mostra ser capaz de desenvolver o seu capital humano.

Recordamos que recentemente, a Autarquia foi distinguida nos Prémios de Reconhecimento à Educação 2010/2011, tendo alcançado o 1.º lugar com o projecto “Excelência na Escola”, decorrente da candidatura à categoria “Quadro de Excelência”, onde foram apresentados os projectos “Para ti se não faltares” e “Orquestra Geração”.

Recreios da Amadora

Av.ª Santos Mattos, 2 – Venteira

tel: 214 369 055

Entrada livre, sujeita a levantamento de bilhetes e limitada à capacidade da sala.

Horário das bilheteiras

Sábado: das 14.00h às 17.15h;

Domingo: das 10.00h às 12.15h e das 14.00h às 17.15h

3.ª  feira (20 Dezembro): das 10.00h às 12.15h e das 14.00h até 5 minutos antes do início do espectáculo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *