Cultura, Reguengos de Monsaraz, Sociedade

Município de Reguengos de Monsaraz vai investir quase 1,4 milhões de euros na instalação da nova Biblioteca Municipal

O Município de Reguengos de Monsaraz assinou na passada sexta-feira, dia 9 de Dezembro, o contrato de consignação das obras para a instalação da Biblioteca Municipal no Palácio Rojão (antigo Palácio dos Condes de Monsaraz), um edifício construído em meados do século XIX. A empreitada tem o valor de 774 mil euros e foi adjudicada à empresa Poligreen – Engenharia, S.A., com um prazo previsto de execução de 365 dias.

 

Na totalidade, a instalação da Biblioteca Municipal representa um investimento de quase 1,4 milhões de euros, candidatado ao Regulamento Especifico Rede de Equipamentos Culturais (INALENTEJO), no âmbito da subvenção global contratualizada com a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central. Este valor integra a obra de construção civil, a informatização, a aquisição de mobiliário e de uma colecção inicial de livros.

 

O Palácio Rojão, edifício que ao longo da sua existência tem estado ligado à cultura e à educação, albergando durante várias décadas as escolas do ensino preparatório e secundário, localiza-se no centro da cidade e tem uma tipologia que corresponde à de uma casa apalaçada com a arquitectura exterior marcada por uma fachada principal com andar nobre com 14 janelas de sacada iguais e uma de maior altura implantada no eixo da entrada. Interiormente, o edifício dispõe de várias dependências com pinturas murais e de tecto a cal e a fresco, nomeadamente nos átrios, na escadaria e numa das salas do segundo piso.

 

A distribuição funcional da nova biblioteca foi elaborada de acordo com o Programa de Apoio às Bibliotecas Públicas do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas – Biblioteca tipo 1, e adaptada às circunstâncias concretas do edifício. No piso 1 ficará o átrio com o balcão de atendimento e um espaço de apoio, a sala polivalente, o bar (com uma esplanada exterior sob a arcada), o depósito de documentos para apoio da biblioteca, a zona de recepção e manutenção e a sala do pessoal.

 

No piso 2 ficará a secção de adultos, a secção infantil e a área de animação infantil, um espaço para o servidor informático e os gabinetes dos serviços internos, incluindo uma sala de reuniões. O Espaço Internet vai também estar integrado no edifício, ficando com a possibilidade de articulação interior com a biblioteca ou de funcionar de forma independente.

 

As infra-estruturas técnicas serão integralmente renovadas ou construídas de raiz, nomeadamente as instalações eléctricas, telefónicas, de águas e de esgotos. Haverá igualmente novas instalações de segurança contra incêndios e intrusão e uma nova rede informática.

 

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que “esta é uma obra que já estava planeada há muitos anos, mas só após a assinatura do auto de cedência do edifício com a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças foi possível candidatá-la a fundos comunitários, com uma taxa de comparticipação de 85 por cento”. O autarca considera que “construir uma biblioteca moderna, agradável e bem equipada será muito importante para o processo educativo dos alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho, mas é também um espaço adequado para que todos os interessados possam consultar a vasta documentação e bibliografia existente no Arquivo Municipal”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *