Cultura, Vale de Cambra

Conversas no Café em Vale de Cambra

Realizou-se no passado dia 09 de Dezembro, no café Ágora, o primeiro de um ciclo de “Conversas no Café”, integrado no Projeto de Regeneração Urbana – ConViver Vale de Cambra.

Falando de Cultura foi o mote para o debate, conduzido pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vale de Cambra, Dr ª Adriana Rodrigues, que contou com vários convidados.

Nuno Vidal, gestor e programador cultural da Câmara Municipal do Porto, Margarida Negrais, escritora, Pedro Laranjeira, presidente da Associação Dr. Manuel Luciano da Silva, Luís Manuel Almeida, realizador de cinema, Miguel Castro e Cristiano Moreira, presidente e vice-presidente da Associação Cultural Vale de Pandora, discutiram o conceito de cultura, enfatizaram a importância das associações locais na dinamização cultural, destacaram a necessidade do estabelecimento de uma programação cultural com base na definição de uma estratégia de intervenção sustentada na política de desenvolvimento local, apontaram a formação de públicos como forma de enraizamento de hábitos de consumo cultural.

Durante cerca de 1h30m assistiu-se a momentos de partilha de experiências que captaram a atenção do público presente.

Satisfeita com a participação e interesse demonstrados nesta iniciativa, a Câmara Municipal tem programadas para 2012 uma série de Conversas no Café a realizar noutros espaços de uso público.

Sobre o ConViver Vale de Cambra

O Projecto de Regeneração Urbana ConViver Vale de Cambra visa desenvolver uma estratégia integrada de intervenção no espaço urbano de Vale de Cambra, privilegiando a implementação de operações qualificantes do seu potencial paisagístico, humano, cultural e social.

É objetivo central do Projeto promover a fixação da população pelo reforço da identidade e da imagem da cidade, materializada  através da promoção da educação ambiental, do desporto de lazer e da vida saudável, da integração social e  da aproximação dos cidadãos à cultura

Deste Projeto fazem parte ações materiais como a construção do Parque Urbano, a Recuperação do Edifício dos Paços do Concelho e da Avenida Camilo de Matos, a criação do Espaço Nova Geração e a dotação do centro de mobiliário urbano atrativo e funcional.

De caráter imaterial, visando a dinamização da cidade e o reforço da competitividade regional de Vale de Cambra, está prevista a realização de uma série de atividades de cariz cultural, social, educativo, recreativo e desportivo.

Com a Ação Fórum Cidadania a Câmara Municipal pretende, através da implementação de sessões plenárias, conferências e debates com carácter regular e sobre temas diversos, obter contributos para a organização da vida na cidade e abrir um canal de comunicação para que os cidadãos possam participar, discutir e avaliar temas diversificados, contribuindo de forma positiva para uma sociedade mais justa e para o desenvolvimento de um conceito de Cidade adequado às expectativas de quem a vive.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *