Cultura, Santa Comba Dão

“Sedução e Utopia” de Filipa Duarte foi apresentado no Auditório Municipal de Santa Comba Dão

     Filipa Duarte, poetisa natural de Tondela esteve, no passado sábado, dia 10 de Dezembro, no Auditório Municipal de Santa Comba Dão onde apresentou o seu mais recente livro “Sedução e Utopia”.

     O evento iniciou-se por volta das 15:15h e contou com a presença do Dr. Fernando Cruz, Vereador da Câmara Municipal que apresentou a obra.

     A apresentação da obra “Sedução e Utopia” contou com as participações da Expressart’ – Escola d’Artes do Município de Santa Comba Dão encarregue da animação musical do eventos e dos alunos da Universidade Sénior de Santa Comba Dão que procederam à leitura de alguns poemas do novo livro da autora acompanhados por música interpretada pelos elementos da Expressart’.

      A tarde dedicada à poesia e à prova iniciou-se com um excerto musical que acompanhou a entreda do público na sala e interpretada pela Expressart’.

     Seguiu-se a apresentação do programa criado para o efeito e a realização de uma pequena entrevista a Filipa Duarte na qual a poetisa partilhou o seu percurso profissional e de vida com os presentes, confidenciando o seu gosto pela leitura, as suas paixões e as influências das suas memórias na poesia que escreve.

     A declamação de um poema musicado por parte da Expressart’ antecedeu a apresentação de uma pequena biografia de Filipa Duarte à qual se seguiu um dos dois momentos de leituras de poemas preparado pela Universidade Sénior de Santa Comba Dão.

     Na sua intervenção Fernado Cruz, Vereador da Câmara Municipal, teceu alguns comentários relativos a Filipa Duarte, colega de profissão e amiga de longa data, elogiando a sua dedicação e empenho à escrita e salientando algumas características da sua personalidade.

     Abordando a obra “Sedução e Utopia” referiu que o tema central da mesma é o amor, uma constante nos diversos poemas e textos contidos neste livro que é já considerado um dos melhores que a autora redigiu ao longo da sua carreira.

    Após novo momento de poesia interpretado pelos alunos da Universidade Sénior de Santa Comba Dão e musicado pela Expressart’, Filipa Duarte partilhou com os presentes os seus agradecimentos referindo que também criou raízes em Santa Comba Dão, terra que tão bem a recebe sempre que vem realizar sessões de poesia promovidas pelo Município, na Feira do Livro, nas Escolas e Jardins de Infância com jovens de todas as idades.

      A fechar esta apresentação, aconteceu um momento de perguntas e respostas, precedido por novo momento de poesia interpretado pela Expressart’, no qual a autora de “Sedução e Utopia” explicou, também, como é a mulher por detrás deste pseudónimo, referindo que Maria de Lurdes e Filipa Duarte são um todo que se complementa, recordou momentos marcantes das suas apresentações de livros e sessões de poesia e disse poemas da sua autoria.

     No final, teve lugar uma sessão de autógrafos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *