Penafiel, Sociedade

Primeira Confraria Nacional do Leite apresentada em Penafiel

Penafiel recebe no próximo dia 11 de Dezembro, Domingo, às 10 horas, no Museu Municipal de Penafiel a cerimónia de criação da Confraria Nacional do Leite e entronização dos seus membros fundadores.

A Confraria do leite pretende ser um marco no panorama da agricultura portuguesa, tendo como único objectivo a dinamização do sector do leite nacional, que apesar de ter perdido bastantes produtores, desde 2005, (35%) emprega em Portugal cerca de 100.000 pessoas, gerando 2 mil milhões de euros em volume de negócios (1,3% do PIB), sendo um dos sectores nacionais, por excelência, bem posicionados para ajudar a combater a crise económico-financeira actual.

Actualmente o sector é composto por cerca de 9100 produtores, dos quais a maioria é do norte do País, com 36% seguindo-se os Açores, com 35%, a zona Centro com 25% e Lisboa -vale do Tejo e o Alentejo com 4%, o que representa mais de um milhão e oitocentas mil toneladas de leite, produzidas na campanha 2009/2010.

A Confraria do Leite, irá pautar a sua actuação, sempre de forma criativa, em interacção com diversas áreas de actividade, estabelecendo ligações com produtores, agentes económicos, entidades privadas e outras confrarias ligadas ao leite e à gastronomia, promovendo o leite enquanto produto agrícola diferenciado, apostando na valorização da actividade de produção de leite.

Com sede na Alip (Associação Inter-profissional do Leite e Lacticínios) em Lousada, a Confraria do leite pretende promover de forma activa tudo o que diga respeito ao leite nacional, recorrendo entre outras actividades à promoção e realização de concursos, provas, acções de promoção e outras acções que ajudem a fomentar a produção, consumo, valorização e comercialização do leite nacional e seus derivados, quer no território nacional quer no estrangeiro.

Serão entronizados no próximo dia 11 de Dezembro diversas personalidades de onde se destacam António Lobo Xavier, Arlindo Cunha, Capoulas Santos, José Diogo Santiago Albuquerque (Secretário de Estado da Agricultura), Francisco Carvalho Guerra, Alberto Santos (Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, entre outros.

Na cerimónia de apresentação e entronização será prestada homenagem ao Comendador Fernando da Silva Mendonça, figura maior da agricultura portuguesa, quando se assinala um ano da sua morte.

Estarão ainda presentes no evento, como confrarias madrinhas, a Confraria do Vinho Verde, a Confraria do Melão Casca de Carvalho e a Confraria Luso-Galaica

PROGRAMA

10h00 – Penafiel – Museu Municipal

.1º Capítulo da Cerimónia de Entronização

. Desfile de todos os confrades pelas ruas de Penafiel

12h00 – Penafiel – Igreja da Misericórdia

Missa de homenagem ao Sr. Comendador Fernando da Silva Mendonça

13h30 – Lousada – ALIP – (Rua do Agreu, 302, Freguesia da Ordem)

Descerramento da Placa de Homenagem ao Sr. Comendador Fernando da Silva Mendonça

13h45 – Lousada – ALIP – (Rua do Agreu, 302, Freguesia da Ordem)

Almoço de Confraternização

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Nisto das confrarias existe sempre um(a) andador(a).
    Não seria lógico aparecer o seu nome também, pois quanto a mim, é das pessoas que mais trabalha. Ou será que só devem aparecer os nomes sonantes daqueles que nada fazem? Longa vida à Confraria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *