Reguengos de Monsaraz, Sociedade

Reguengos de Monsaraz comemora Dia da Cidade com inauguração da Loja Social e assinatura dos contratos para as obras do Mercado e da Biblioteca

O Município de Reguengos de Monsaraz vai comemorar o sétimo aniversário da elevação de Reguengos de Monsaraz à categoria administrativa de cidade. Para assinalar a data, será inaugurada a Loja Social e assinados os contratos de consignação das obras da Biblioteca Municipal e do Mercado Municipal.

Amanhã, dia 8 de Dezembro, pelas 21h30, a Cooperativa de Produção Artística Teatro Animação O Bando vai apresentar a peça “Rua de Dentro”, no Auditório Municipal. Um texto de Ana Vicente interpretado por Ana Brandão, Crista Alfaiate e Paula Só em que a plateia espreita por uma janela para a “Rua de Dentro”, onde se dá o encontro de três mulheres de três gerações diferentes.

Juntas descobrem as certezas e as dúvidas que as abalam, as cadeias e as liberdades que as sustêm. Juntas reflectem sobre as suas vidas, íntimas, femininas, a caminho da transformação. E depois disso, dão voltas à casa, dão voltas às suas fugas e prisões. Mudanças interiores e exteriores que reflectem o que é possível, que espelham o que antes não se via, que iniciam caminhos até então desconhecidos.

Na sexta-feira, 9 de Dezembro, Dia da Cidade, o Município de Reguengos de Monsaraz vai assinar os contratos de consignação das obras da Biblioteca Municipal e do Mercado Municipal. A cerimónia realiza-se às 16h no Salão Nobre dos Paços do Município.

A requalificação do Mercado Municipal de Reguengos de Monsaraz representa um investimento de cerca de 600 mil euros financiado a 80 por cento no âmbito do Programa Estratégico da Rede Terras de Sol, aprovado no âmbito do Eixo 2 – Desenvolvimento Urbano do Programa Operacional Regional do Alentejo (INALENTEJO), mais concretamente do Regulamento Específico – Política de Cidades – Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação. A empresa adjudicatária é a ALGOMAPE – Sociedade de Construções e Industriais Lda. e a execução da empreitada, no valor de 565 mil euros, tem um prazo previsto de 270 dias.

A instalação da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz no antigo Palácio dos Condes de Monsaraz, um edifício construído em meados do século XIX, representa um investimento de quase 1,4 milhões de euros e foi candidatada ao Regulamento Especifico Rede de Equipamentos Culturais (INALENTEJO), no âmbito da subvenção global contratualizada com a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central. A empreitada, no valor de 774 mil euros, será adjudicada à empresa Poligreen – Engenharia, S.A. e tem um prazo previsto de 365 dias.

A Loja Social do Município de Reguengos de Monsaraz, que vai funcionar na antiga Casa dos Juízes, será inaugurada às 17h. Um espaço que visa contribuir para a melhoria das condições de vida das famílias beneficiárias deste serviço, bem como envolver a sociedade civil na recolha de bens. Os bens, novos ou usados, que podem ser doados na Loja Social são: acessórios/calçado, brinquedos, livros escolares, material didáctico, mobiliário, têxteis, utensílios domésticos, electrodomésticos, entre outros que possam ser importantes para as famílias carenciadas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *