Cultura, Santo Tirso

Ciclo de Teatro para a Infância em Santo Tirso

No âmbito do Ciclo de Teatro para a Infância, promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, é apresentada no Centro Cultural de Vila das Aves a peça «Bezzoira Moira». Com direção artística e interpretação de Filipa Alexandra e produção do Teatro e Marionetas de Mandrágora, «Bezzoira Moira» sobe ao palco do Centro Cultural no dia 10 de dezembro de 2011, às 10h30. Dirigido em particular a crianças com idades a partir dos 6 anos, para este espetáculo de marionetas estão também convidados pais e avós. Entrada livre.

As lendas de mouras encantadas e seres fantásticos povoam todo o país. Esta é a história sobre um poço negro que dizem esconder um tesouro guardado por uma moura encantada por um feitiço… Durante a noite a jovem chora, enquanto se penteia, mas durante o dia é transformada num animal que afugenta o aguadeiro a caminho do poço, onde vai buscar água… Este é o início de uma extraordinária história.

Dizem que existe uma criatura sedenta de ouro, ela aprisiona jovens mouras para que se penteiem no poço e dos seus cabelos brotem pepitas de ouro que guarda e coleciona. Primeiro serpente, depois touro e por fim cão que o aguadeiro consegue derrotar. Ali o encantamento da moura termina, e a jovem foge com o aguadeiro. A criatura fica só, aguardando, sem ouro, à espera de outra jovem moura…

Teatro e Marionetas de Mandrágora

A companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora iniciou a sua atividade em abril de 2002. É seu objetivo promover uma linguagem simbólica que conjugue o tradicional e o contemporâneo e é nesta simbiose, nem sempre pacífica, que surge um elemento fundamental, a marioneta. A companhia, sediada em Gondomar, tem como propósito descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma e na sua relação com o ator.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção artística e interpretação: Filipa Alexandre. Direção plástica: enVide nefelibata. Cenografia e marionetas: enVide nefelibata. Apoio à produção: Clara Ribeiro. Adereços em couro: José Machado. Produção: Teatro e Marionetas de Mandrágora. Duração aprox.: 40 minutos. M/ 6 anos.

+ informação

Centro Cultural de Vila das Aves

Rua de Santo Honorato, 220

4795 – 114 Vila das Aves

Telefone: 252 870 020

E-mail: ccva@cm-stirso.pt

Referência GPS: 41º 21` 37.65“ N |  8º 24`28.46“ W

Horário de Funcionamento

   Segunda a Sexta-feira das 9h. às 13 horas e das 14h. às 17 horas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *