Portimão, Sociedade

No dia 11 de Dezembro Portimão assinala 87 anos de elevação a cidade

Por decreto-lei assinado pelo então Presidente da República Manuel Teixeira Gomes e publicado no Diário do Governo de 11 de Dezembro 1924, Vila Nova de Portimão foi elevada a cidade, sendo o 87º aniversário da efeméride assinalado com várias iniciativas culturais e desportivas, para além dos habituais actos solenes.

O programa tem início amanhã, 7 de Dezembro, com a inauguração às 17h00 do Centro Paroquial de Nª Srª da Conceição, localizado em Montes de Alvor, estando a celebração de eucarística e bênção a cargo do Bispo da Diocese do Algarve, D. Manuel Quintas.

Este novo equipamento social, da responsabilidade da Paróquia de Alvor, contou com a comparticipação da Câmara de Portimão e reveste-se de especial importância para a comunidade local, em especial os seniores, dispondo de espaços para reunião e realização de festas.

Por esta ocasião, será feita homenagem aos campeões portimonenses que se distinguiram ao longo da última época em diversas modalidades, na Gala do Desporto 2011, marcada para o dia 8 de Dezembro, a partir das 17h00, no Auditório Municipal de Portimão.

Numa altura em que se assinala o 3º aniversário do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, infraestrutura que veio elevar o nível das propostas culturais na região algarvia, este espaço recebe dois espectáculos de referência: o primeiro está marcado para 8 de Dezembro, às 21h30, com a actuação do Harlem Gospel Choir, considerado o mais famoso grupo americano no género e que apresentará um repertório de Natal dedicado a toda a família, enquanto no dia 10, às 22h00, actuará a banda portuguesa Melech Mechaia, que se especializou no estilo Klezmer e tem grangeado os elogios do público e da crítica.

Num momento em que foi reconhecido ao fado o estatuto de património imaterial da humanidade, o Portimão Arena recebe nos dias 9 e 10 de Dezembro o Festival de Fado, que conta com a participarço de alguns dos maiores nomes da actualidade, como são os casos de Ana Moura, Carlos do Carmo, Cuca Roseta e Carminho.

No dia 11 de Dezembro, data em que se celebra o 87º aniversário da elevação de Portimão à categoria de cidade, o programa de actos oficiais inicia-se às 09h00 na Praça 1º de Maio, com o hastear das bandeiras, enquanto meia hora depois tem lugar a tradicional romagem ao túmulo de Manuel Teixeira Gomes, situado no Cemitério Municipal.

A partir das 11h00, decorre no Salão Nobre da Câmara Municipal a sessão solene, com intervenção dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Portimão, separadas por interlúdios musicais a cargo do Grupo Coral de Portimão.

As comemorações do Dia da Cidade de Portimão são um momento por excelência para o envolvimento do movimento associativo local, que mais uma vez preparou um programa de festividades a decorrer nas três freguesias do município, pautado por manifestações desportivas e culturais.

De referir que a concepção da imagem alusiva ao Dia da Cidade foi mais uma vez fruto do projecto que ultimamente tem sido desenvolvido numa parceria entre o Município de Portimão e o ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e que envolve as turmas de Design deste estabelecimento de ensino, tendo sido seleccionada a proposta do aluno Dário Viegas, do 2º ano daquele curso.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *