Cultura, Póvoa de Varzim

Natal na Biblioteca com programação para todos os públicos – P. Varzim

De 5 de Dezembro a 7 de Janeiro de 2012, a Biblioteca Municipal promove um conjunto de actividades sob o tema “Natal na Biblioteca”.

A Biblioteca Municipal implementou, uma vez mais, durante a época natalícia, a campanha Novos Leitores para captação de públicos diferentes: “Torne-se leitor e receba livros”. Assim, quem se inscrever como leitor, entre 5 de Dezembro e 7 de Janeiro de 2012, recebe um livro, ou seja, usufrui da oferta de uma edição municipal.

Também já não é novidade que o Diana Bar acolha grupos corais das escolas do concelho para interpretarem o seu repertório de Natal. Será a sexta edição da iniciativa “As Escolas cantam o Natal na Biblioteca”, no dia 9 de Dezembro, às 21h30, com a colaboração de José Abel Carriço, da Escola de Música. Irão actuar: o Coro Juvenil da Escola de Música da Póvoa de Varzim, o Grupo Coral Universidade Sénior da Póvoa de Varzim, o Grupo Coral da EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, o Clube de Música da Escola EB 2/3 Cego do Maio, os Pequenos Cantores da Escola de Música “Arnaldo Moreira” de Rates, o Grupo Coral da Escola Secundária de Rocha Peixoto e o Coro de Alunos da Escola EB 2/3 de Beiriz.

No âmbito do projecto Leituras no Hospital, as crianças internadas no serviço de pediatria do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim irão receber, nos dias 15 e 29 de Dezembro, a visita de uma técnica da Biblioteca Municipal que lhes irá contar histórias da literatura infanto-juvenil alusivas ao Natal.

Da iniciativa “Livros fora de Portas”, do serviço educativo da Biblioteca Municipal, onde se incluem as Leituras no Hospital, faz também parte a Leitura Sénior, que leva histórias aos mais idosos. Na Santa Casa da Misericórdia, terá lugar, no dia 7 de Dezembro, às 14h30, uma Sessão Especial de Leitura Sénior: O Natal poveiro e as tradições, proporcionando aos idosos um momento de prazer e fruição do livro e da leitura. O projecto teve início no dia 23 de Abril de 2007 e desde então tem cumprido o seu objectivo de estimular a imaginação e ocupação dos tempos livres dos utentes de terceira idade dos Lares de Idosos e Centros de Dia do concelho. Com esta actividade cumpre-se uma dimensão inovadora da acção dos Serviços Educativos da Biblioteca, levando os livros e a leitura fora de portas procurando incentivar a criação de hábitos de leitura e de fruição cultural. “Livros Fora de Portas” procura promover a leitura fora dos espaços da Biblioteca, através de projectos dirigidos a diversos públicos-alvo, desde as crianças dos jardins-de-infância àquelas que se encontram na pediatria do Hospital e aos mais idosos, de instituições de apoio à terceira idade.

Para além destas, muitas outras iniciativas são levadas a cabo pela Biblioteca Municipal, nomeadamente dirigidas aos mais novos, desafiando-os a participarem num conjunto de actividades didáctico-pedagógicas que favorecem aprendizagens e desenvolvem a capacidade de expressão plástica, nesta época natalícia. Consulte o programa completo na página da Biblioteca.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *