Entroncamento, Sociedade

Campanha “Direito à Alimentação” – Município do Entroncamento apresenta resultados no 1º Encontro Distrital de Voluntariado

O Município do Entroncamento e a Associação Voluntariado e Acção Social do Entroncamento (Avasocial) foram convidados a participar  no 1º Encontro Distrital de Voluntariado, com a finalidade de apresentarem o seu testemunho da operacionalização da “Campanha Direito à Alimentação”, que decorre desde o dia 4 de Abril de 2011 no Concelho do Entroncamento.

 

O Encontro decorreu no dia 5 de Dezembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas e foi promovido pelas seguintes instituições: Associação  de Melhoramentos e Bem-Estar Social de Pias, Município de Torres Novas, Município de Santarém, Cruz  Vermelha Portuguesa, Município de Ourém, Rede Europeia Anti-pobreza/Portugal, Centro Distrital de Segurança Social de Santarém e União Distrital de Instituições Particulares de Solidariedade Social de Santarém.

 

O Entroncamento é um dos Concelhos pioneiros na implementação da Campanha do Direito à Alimentação, que tem como principal objectivo a atribuição de refeições gratuitas a pessoas carenciadas, pelos estabelecimentos de hotelaria e restauração aderentes. De referir que o sucesso da campanha está directamente  relacionado com o envolvimento de todos os parceiros da Rede Social e em especial da Associação de Voluntariado que recolhe as refeições nos restaurantes aderentes,  em regime de Take Away e as entrega às famílias beneficiárias.

 

Presentemente, o Entroncamento conta com a adesão de 4 restaurantes, são ajudadas 9 famílias carenciadas e são oferecidas 18 refeições diárias, o que perfaz um total de 372 refeições doadas mensalmente.

A Campanha tem sido um sucesso, não só relativamente à adesão por parte da restauração, como também na parte logística e de apoio da Rede Social. É de salientar que este projecto irá prosseguir, contando com o apoio de inegável valor altruísta e solidário dos Restaurantes Aderentes e da Associação de Voluntariado local, cuja actuação tem sido muitíssimo meritória no tocante ao apoio prestado àqueles que se encontram numa situação de vulnerabilidade social.

No Site do Município poderá consultar, detalhadamente, o desenvolvimento e operacionalização da Campanha.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *