Tecnologia

Bloggers portugueses assistem à entrega do Prémio Sakharov

Rafael Gonçalves, do blogue “Tertium Genius”, e Jonathan Costa, do blogue “Os Sakharov”, viajarão até Estrasburgo para assistir, a 14 de Dezembro, à cerimónia de entrega do Prémio Sakharov do Parlamento Europeu, este ano atribuído a cinco representantes da Primavera Árabe.

A iniciativa partiu do Gabinete de Informação do Parlamento Europeu (PE) em Portugal, que lançou, durante um mês de Novembro, a iniciativa Séries Sakharov, cujo desafio era fazer um comentário a um dos 30 textos biográficos dos laureados com este galardão desde 1988 publicados na página do Facebook do gabinete do PE.

A escolha dos premiados foi realizada, numa primeira fase, pelo público, através do número de “gostos” aos comentários dos participantes e, numa segunda fase, numa votação levada a cabo pelos eurodeputados portugueses.

Os comentários dos vencedores, Rafael Gonçalves (http://tinyurl.com/c3nzyh6) e Jonathan Costa (http://tinyurl.com/6mhpa6q) versavam, respectivamente, a activista de Myanmar Aung San Suu Kyi (Prémio Sakharov 1990) e o movimento argentino Mães da Praça de Maio (Prémio Sakharov 1992).

Além de assistirem à cerimónia, os dois bloggers portugueses poderão encontrar-se com os laureados do Prémio Sakharov e acompanhar o seu programa em Estrasburgo.

Séries Sakharov tinha como finalidade fomentar a discussão em torno da liberdade de expressão e dos direitos humanos, bem como divulgar o Prémio Sakharov do PE, que já premiou personalidades como Nelson Mandela, Xanana Gusmão, o bispo angolano Zacarias Kamuenho, as Nações Unidos ou o movimento cubano Damas de Blanco. Este ano, o Prémio Sakharov será entregue a cinco activistas da Primavera Árabe.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *