Marinha Grande, Sociedade

Artesanato e gastronomia até 10 de Dezembro na Marinha Grande

O Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande acolhe a 22ª Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande, até ao dia 10 de Dezembro.

 

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Associação Social Cultural e Desportiva de Casal Galego (ASCD Casal Galego), com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande.

 

Consiste numa mostra de artesanato, de gastronomia, de costumes, de tradições e de cultura, apresentando um retrato dos ofícios transmitidos entre gerações e do que são as novas tendências criativas. Estarão presentes cerca de 70 expositores.

 

Trata-se de um evento de encontro e reencontro de tradições seculares, que conta com artesãos a trabalhar ao vivo peças genuínas, desvendando segredos da cerâmica, tapeçaria, cestaria, bordados, tanoaria, entre muitos outros. Ao lado os restaurantes dão a provar a todos os visitantes o melhor da gastronomia nacional.

 

O certame inaugurou na passada quarta-feira, 30 de Novembro. Na cerimónia de abertura, o Presidente da Câmara felicitou a Associação de casal Galego pelo facto de, “mais uma vez, o concelho apresentar um evento de âmbito nacional que é motivo de orgulho para os seus organizadores e parceiros”.

 

Lembrando a actual conjuntura económica, Álvaro Pereira destacou que “o artesanato e a gastronomia podem constituir-se como caminhos de fuga à situação de desemprego”.

 

“A presença de jovens artesãos é sinónimo que esta forma de arte está a ser perpetuada entre gerações e está a ser alvo de renovação. Esta estratégia oportuna da FAG visa também captar novos públicos”, explicou.

 

Acrescentou ainda que “o artesanato e a gastronomia podem, pois, constituir-se como alternativa ao desemprego, promovendo a criação do próprio posto de trabalho por parte do artesão e incentivar a criatividade e inovação. São formas de empreendedorismo”.

 

O Director do Instituto de Emprego e Formação Profissional da Marinha Grande, Rui Lopes, realçou que esta é uma “feira que se prima pela sua qualidade e excelência, possíveis devido à mestria dos artesãos e restaurantes presentes, bem como um esforço da organização em nos presentear com uma mostra do que de bom se faz no nosso País”.

 

Para a Presidente da Associação organizadora, “com alguns sacrifícios da sua massa associativa em regime de voluntariado e com a ajuda preciosa dos parceiros sociais, a FAG sempre soube contornar dificuldades e afirmar-se no panorama cultural da zona centro do País”.

 

Liliana Prior admitiu que, “este ano, a FAG prepara-se para enfrentar mais uma dificuldade, a crise em que o País está envolvido, mas espera superá-la graças à boa vontade do público”.

 

“A sua comissão executiva, constituída por gente jovem, procurou imprimir um cunho novo ao certame, atribuindo à FAG como tema o mar, que agora surge como janela de oportunidades”.

 

Artesanato, gastronomia e produtos regionais

 

Esta ano, apresentam-se cerca de 70 expositores na área do artesanato, 20 na área dos produtos regionais e sete restaurantes.

 

A Câmara Municipal da Marinha Grande está representada na FAG 2011, através de um Stand institucional, que faz alusão ao turismo do concelho, nomeadamente às suas praias.

 

No âmbito da geminação com outras cidades são convidados grupos das mesmas para actuar na Feira, além de confirmarem a sua presença institucional num expositor, com o objectivo de promover o intercâmbio cultural entre os vários locais e regiões e fortalecer os laços de união que estiveram subjacentes à geminação.

 

Este ano, sublinha-se a participação dos municípios de Montemor-o-Novo, Oliveira de Azeméis e Salvaterra de Magos.

 

A ASCD Casal Galego aposta fortemente na animação cultural e na apresentação de artesanato trabalhado ao vivo.

 

Os horários da FAG são os seguintes:

 

Área de Artesanato

• Dia 30 Novembro: das 18:00 horas às 24:00 horas;

• De Segunda a Sexta: das 18:00 horas às 24:00 horas;

• Sábados/Domingos/Feriados: das 12:00 horas às 24:00 horas;

 

Área de Gastronomia

• Dia 30 Novembro: das 18:00 horas às 24:00 horas;

• De Segunda a Sexta: das 12:00 horas às 17:00 horas e das 18:00 horas às 24:00 horas;

• Sábados/Domingos/Feriados: das 12:00 horas às 24:00 horas;

• Entrada livre aos almoços nos dias úteis.

 

O preço de entrada é de 2€ por pessoa, sendo livre para menores de 12 anos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *