Borba, Sociedade

Município de Borba vai promover Curso de Escrita de Letras para Canções

No âmbito do projecto TEIAS – Rede Cultural do Alentejo, o Município de Borba vai promover um Curso de Escrita de Letras para Canções, nos dias 19 e 20 de Dezembro, no Palacete dos Melos.

Este é  o primeiro curso em Portugal que se dedica à escrita de canções, sendo a vertente prática de um estudo que Eugénio Lopes (Gimba), músico, autor, produtor e formador do Curso, tem vindo a elaborar sobre o Português cantado, primeira obra escrita sobre este assunto em língua portuguesa, resumindo a experiência profissional que adquiriu ao longo de 30 anos e as visões pessoais sobre escrita de letras em português. Eugénio Lopes foi fundador de “Os Afonsinhos do Condado”, integrou “Os Irmãos Catita”, “Os Cavacos” e gravou discos em nome próprio. Como produtor, trabalhou com vários artistas, como Deolinda, Boss AC, Tim ou José Cid. Fez música para programas de televisão, como “Pop Off” e “O Cabaret da Coxa, e assinou bandas sonoras de programas de humor, “O Programa da Maria”, “Paraíso Filmes” e Boa Noite, Alvim”, cinema, “O crime do Padre Amaro”, rádio, teatro e publicidade.

Esta oficina começou há seis anos, passou por várias escolas e fez itinerâncias, do Minho ao Algarve, passando pelas ilhas, e os cursos têm sido regulares e ininterruptos na escola “escreverescrever”, em Lisboa, desde o Verão de 2008. Num ambiente bastante descontraído e informal, as sessões permitem aos alunos divertirem-se aprendendo, e, segundo Gimba, a ideia que “o português é uma língua difícil para cantar deixa de fazer sentido, depois do que aqui se descobre”.

O Curso tem como objectivo a promoção da escrita, neste caso de canções, e dotar os participantes com uma nova consciência em relação à escrita, à análise e à fruição de letras em português. Destina-se a músicos e não-músicos, jovens e adultos com vontade de aprender a escrever letras de canções usando os truques de autor de referência e as técnicas usadas em canções “clássicas”, e podem participar todas as pessoas maiores de 16 anos que tenham interesse em escrever letras/poemas para canções, poetas, autores, cantautores, produtores musicais, responsáveis de artistas e repertório em editoras discográficas, professores e alunos de música, animadores culturais, monitores de ATL’s, redactores de publicidade, tradutores, supervisores de repertório infantil, etc…

O Curso terá  um número limitado de participantes, as inscrições são gratuitas e podem ser efectuadas na Câmara Municipal de Borba.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *