Mangualde, Sociedade

Mangualde assinala dia internacional do voluntariado

De forma a incentivar e valorizar o trabalho levado a cabo por todos os voluntários, a autarquia mangualdense não podia deixar de se associar às comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, a comemorar na próxima segunda-feira, dia 5 de Dezembro.

 

Dada a importância da experiência pessoal nas actividades de voluntariado, irá realizar-se um encontro de voluntários e representantes de instituições receptoras de voluntários numa troca de experiências enriquecedoras que beneficiará todos os participantes. A iniciativa terá lugar na Biblioteca Municipal, pelas 14h30.

 

De 5 a 12 de Dezembro, na Biblioteca Dr. Alexandre Alves, vai estar patente a exposição «Pontos e Encontros», cujo dinheiro angariado reverterá para a compra de material necessário à continuidade do atelier que o promove. De entrada livre, esta exposição apresenta trabalhos manuais (tricô, renda, bordados…) elaborados por munícipes com mais de 65 anos, resultantes de um atelier dinamizado, semanalmente, por uma voluntária do Banco Local de Voluntariado de Mangualde. Este projecto resulta do trabalho desenvolvido pela Rede Social de Mangualde, no âmbito do Eixo de Intervenção “Melhorar as Condições de Vida dos Idosos”. Todas as interessadas em participar neste atelier podem inscrever-se no Serviço de Acção Social da autarquia ou através do telefone 232 619 880.

 

A exposição pode ser visitada no seguinte horário:

Segunda-feira – 14h00 às 19h00

Terça a sexta-feira – 9h30 às 19h00

Sábado – 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

 

Ainda neste dia, será apresentado o projecto «Um contributo para as aprendizagens da população adulta e sua intervenção na vida activa». Este projecto, levado a cabo por duas voluntárias do Banco Local de Voluntariado de Mangualde, é destinado a adultos interessados em melhorar as suas competências de literacia e de tecnologias de informação e comunicação e pretende, ainda, fornecer aos grupos mais desfavorecidos algumas ferramentas necessárias à sua (re)inserção na vida activa.

 

Com o objectivo de promover, em todo o mundo, e em todas as esferas da sociedade, acções de voluntariado, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 1985, o dia 5 de Dezembro como o Dia Internacional do Voluntariado.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *