Cultura, Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Festival Regional de Artes para a Inclusão dias 2 e 3 de Dezembro na Póvoa de Lanhoso

A Póvoa de Lanhoso é o palco escolhido para acolher o 1º Festival Regional de Artes para a Inclusão já nos dias 2 e 3 de Dezembro, numa iniciativa que terá por palcos o Theatro Club e o Pavilhão desportivo da EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio.

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga são as entidades parceiras do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso (projecto cultural da edilidade), que promove este projecto.

Com o desenvolvimento deste projecto pretende-se, por intermédio de actividades artísticas, culturais, e profissionais contribuir para o processo de inclusão social de pessoas com deficiências física, mental ou sensorial; estimular uma sinergia de intervenções experimentais, promovendo o seu encontro e confronto; promover activamente o diálogo entre um leque variadíssimo de expressões, desde as experiências sonoras, teatro, poesia, artes plásticas e cultura popular até à dança; e localizar e fomentar projectos de carácter experimental e transdisciplinar, dando assim atenção às novas linguagens artísticas.

O programa prevê para o dia 2 de Dezembro, a Sessão de Abertura pelas 14h30, no Theatro Club. Seguem-se, pelas 14h45, “O sapo apaixonado”, uma peça de teatro apresentada pela Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela; pelas 15h15, Dança adaptada apresentada pela entidade Estrela e Vigorosa Sport do Porto; pelas 15h45, a Declamação de Poemas por utentes da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga; pelas 16h00, um Desfile de Moda pelas utentes da Casa da Trabalho de Fontarcada da Póvoa de Lanhoso; e pelas 16h30, o Sarau da Memória promovido pelo Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso. A Sessão de Encerramento e entrega de troféus  está prevista para as 17h00.

Para o dia 3 de Dezembro, o programa centraliza as actividades no Pavilhão da EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio e prevê, pelas 14h45, a recepção e sessão de boas vindas; pelas 15h00, uma e exibição de bicicletas e goalball promovidos pela Associação de apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga; pelas 15h30, Boccia, promovido pelo Sporting Clube de Braga; e pelas 16h00, actuam Os Zé Pereiras do Novais do Instituto D. João de Novais e Sousa (Grupo de Bombos) de Braga. A Sessão de Encerramento e entrega de troféus  está prevista para as 16h30.

Este é ainda um projecto Apoiado pela Direcção Regional de Cultura do Norte

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *