Abrantes, Sociedade

Mini-autocarro chega ao Centro Histórico para facilitar a mobilidade em Abrantes

Um mini-autocarro, com capacidade para 26 passageiros (12 lugares sentados e 14 em pé), vai começar a circular no Centro Histórico de Abrantes, a partir de 1 de Dezembro.

Adaptado para utilização por pessoas com mobilidade reduzida, através de uma rampa de acesso que baixa sempre que a porta abre, o “aBUSa” vai circular nos dias úteis, entre as 08 e as 20h00 e ao fim-de-semana entre as 09 e as 15h00 (ver itinerário em anexo). Ao fim-de-semana o percurso é alargado ao Cemitério de Santa Catarina e ao Parque Urbano de S. Lourenço.

A paragem é feita em qualquer lugar, bastando que o passageiro faça sinal. O trajecto estará assinalado no pavimento.

No interior do “aBUSa” haverá uma caixa de sugestões para os utilizadores deixarem criticas e sugestões.

A actividade de gestão do veículo é assegurada pelo Município, sendo a prestação do serviço de transporte exercida por operador privado, no caso a Rodoviária do Tejo.

A introdução deste transporte urbano colectivo visa a melhoria da mobilidade no centro histórico, criar uma maior interligação com a rede urbana existente, melhorar a inter-ligação com os parques de estacionamento e conferir aos cidadãos um modo de transporte rápido, económico, seguro e cómodo.

No mês de Dezembro as viagens serão gratuitas. A partir de Janeiro, entrarão em vigor as tarifas, de acordo com o regulamento aprovado em reunião de Câmara de 28 de Novembro.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Mais uma vez as freguesias neste concelho são esquecidas. Há locais que nem rede de esgotos têm, há locais que não têm um parque para as crianças. Mas não… O que interessa é um autocarro cujo destino está á vista de todos! Enfim,,, É triste estas realidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *