Celorico de Basto, Sociedade

Celorico de Basto trouxe às ruas a tradicional Feira Anual de Santa Catarina

A tradicional Feira Anual de Sta. Catarina encheu as ruas de Celorico de Basto com comerciantes e visitantes oriundos de todos os pontos do país. Marcada anualmente para os dias 25 e 26 de Novembro, a Santa Catarina, como é conhecida, é o local ideal para o escoamento dos produtos dos comerciantes que, e apesar da crise, conseguiram um bom negócio.

“Esta é uma feira cheia de tradição e que marca as nossas gentes. É também, um evento que impulsiona a vida de muitos comerciantes que com preços mais apelativos permitem uma procura mais acentuada dos produtos,” referiu o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

O evento, organizado pela Câmara Municipal, decorreu no mercado Municipal e nas avenidas circundantes e foi notório o leque de oferta de produtos, desde artesanato, produtos gastronómicos, electrodomésticos, alfaias agrícolas, produtos de decoração e muito mais, com a presença de cerca de 300 feirantes.

A azáfama dos visitantes era evidente na procura pelos produtos pretendidos. Ouviam-se os comerciantes que, procuraram, de diversas formas e feitios, atingir os objectivos, vender os produtos.

No dia 25 o ponto de destaque da feira incidiu nas provas de corta-mato, uma iniciativa que contou com a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto. Centenas de alunos deram o máximo para vencer a prova de corta-mato para que estavam estipulados. Uma competição dividida em duas provas, os Infantis e os Juvenis + Juniores divididos por escalões dentro de cada prova. Os vencedores receberam os prémios das mãos do presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, do Ex-atleta Olímpico, António Pinto, do vereador da Educação e Cultura, Fernando Peixoto, e do Director do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, Marcelino Mota.

Um dia de festa para miúdos e mais crescidos que deram o máximo para vencer as respectivas etapas.

No dia 26 o destaque centrou-se no tradicional Concurso Pecuário com as raças Maronesa, Barrosã, Minhota e Frísia em prova.

Os produtores de gado mostraram assim os seus melhores exemplares que desfilaram sobre o olhar atento de centenas de pessoas presentes no local.

A “Feira do Gado” como é tradicionalmente conhecido o concurso pecuário, é, anualmente, um ponto de atracção na Feira Anual da Santa Catarina, com centenas de pessoas na zona envolvente para ver os melhores exemplares de bovinos.

Os vencedores das diferentes categorias mostraram-se satisfeitos com o prémio.

Um concurso organizado pela Casa do Agricultor/Cooperbasto, crl com o apoio da Câmara Municipal e da Associação de Desenvolvimento Rural de Basto – Probasto.

Nos dias de feira os visitantes puderam, ainda, usufruir da vasta gama de mecanismos de diversão dispostos nas imediações do local.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *