Celorico de Basto, Turismo

Celorico de Basto insere na rota gastronomia

O concelho de Celorico de Basto faz parte integrante dos 71 municípios, do “Porto e Norte de Portugal”, inscritos no evento, “fins-de-semana gastronómicos”, a decorrer de 25 de Novembro de 2011 a 20 de Maio de 2012.

É importante dar valor ao que é nosso, é importante levar além-fronteiras o que nos caracteriza, é importante dar a conhecer um concelho que tem muito para oferecer. Afinal, o turismo é, cada vez mais, uma alavanca para a promoção económica do concelho”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

O fim-de-semana Gastronómico de Celorico de Basto está marcado para os dias 16,17 e 18 de Março e conta com o cabrito assado no forno e o pão-de-ló como iguarias principais. A iniciativa é apoiada por uma série de restaurantes do concelho (11) que vêem nesta iniciativa uma forma de se autopromoverem e darem a conhecer os melhores pratos.

Grande parte dos restaurantes do concelho de Celorico de Basto são aderentes sendo que, no computo geral, a iniciativa conta com cerca de 1000 restaurantes.

Celorico de Basto escolheu esta data uma vez que, coincide com a Festa Internacional das Camélias, um evento de tradição no concelho.

A acção é promovida pelo Turismo Porto e Norte de Portugal e “tem por missão fulcral promover o turismo na região, visto e, tendo em conta o estado económico do país, ser um vector preponderante na evolução dos concelhos”, palavras de Melchior Moreira, presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal.

Celorico de Basto tem muito para oferecer em diversos aspectos, seja pela natureza, pelos vinhos e gastronomia, pelo castelo, inserido na rota do românico, pela cultura, pela tradição e muito mais.

Refira-se que o concelho faz parte integrante da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, CIM-TS, uma comunidade que procura promover, quer a nível da empregabilidade quer a nível turístico, quer a outros níveis o melhor para os concelhos que a constituem.

De futuro será  criada uma brochura com as iguarias gastronómicas dos municípios integrados no Turismo Porto e Norte de Portugal.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *