Sociedade, Vale de Cambra

Câmara de Vale de Cambra aposta num Natal que “veste” a cidade a rigor

Entre os dias 3 e 23 de Dezembro a Câmara Municipal de Vale de Cambra proporciona na Cidade um Natal para todos os gostos.

O programa com que a autarquia assinala, em 2011, esta quadra festiva, está integrado no Projecto ConViver Vale de Cambra e arranca já no próximo fim-de-semana, com actividades que pretendem promover a Cultura e a Criatividade, as Tradições Locais, o Artesanato e o Convívio.

A Feira de Artesanato de Natal marca o início da animação natalícia e decorrerá  na Biblioteca nos dias 3 e 4 (sábado e domingo) de Dezembro, sendo o certame ideal para quem quiser oferecer, no “sapatinho”, um presente mais invulgar.

A Feira de Artesanato de Natal conta com animação musical de “Cantares Tradicionais”  no sábado de 3 de Dezembro, a partir das 14:30 horas, e com um workshop de modelação de presépios, no dia 4.

Ainda no dia 3, a noite será propícia à “Poesia Vadia” no Espaço Nova Geração. O reabilitado imóvel acolherá um serão de música e declamação de poesia resultante de uma organização conjunta das associações “Vale de Pandora” e “Dr. Manuel Luciano da Silva”.

E quem quiser apostar num Natal “faça você mesmo” pode aproveitar e participar, ainda, no workshop de Origami agendado para o dia 19 (segunda-feira), a fim de criar decorações natalícias com base naquela ancestral técnica de dobragem de papel.

Em época festiva há  também conversas – só que são “no café”, e não “à lareira”. A tertúlia “Falando de Cultura”  vai aquecer a noite de 9 (sexta-feira) no Café Ágora, onde – a partir das 21:30 – se discutirá “A importância da cultura na nossa sociedade”.

A musicalidade própria da quadra natalícia também está em destaque no Natal de 2011 promovido pela Câmara Municipal de Vale de Cambra.

Na agenda destacam-se três concertos: o primeiro no dia 10 (sábado), protagonizado pelo Orfeão de Vale de Cambra e que terá lugar na Biblioteca Municipal, a partir das 21:30.

Os outros dois estão programados para o dia 17 (sábado) e terão como “moldura”  o Santuário de Santo António: pelas 15:30 horas actua o “Trio Eire”, uma formação portuguesa de cordas que integra harpa, violino e contrabaixo, que apresenta um repertório de Natal apropriado para crianças. Às 21:30, o grupo regressa para um concerto de harpa, depois da Orquestra Ligeira de Cambra dar por terminada a primeira parte do espectáculo.

Entretanto, o centro da cidade ganhará um “colorido” especial com a animação de rua que a autarquia delineou, a começar pelas pinturas faciais assinadas pela “Sorrisos e Sentidos”, a partir das 14:00 horas de 17 (sábado).

Nos dias 18 (domingo) e 23 (sexta-feira) é a vez do CIRAC (Círculo de Recreio Arte e Cultura) e da Academia d’Artes “Com Passos” assegurarem que quem quiser “ConViver” no Natal em Vale de Cambra pode fazê-lo num cenário adequado.

Todos estes concertos e actividades são de acesso gratuito.

Venha ConViver no Natal no centro da nossa Cidade!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *