Marinha Grande, Sociedade

Câmara da Marinha Grande faz parceria com Confraria da Sopa do Vidreiro

A Câmara Municipal da Marinha Grande celebrou um contrato de comodato com a Confraria da Sopa do Vidreiro para utilização da Casa-Museu 18 de Janeiro de 1934, no passado dia 28 de Novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

 

O documento foi assinado por Álvaro Pereira, Presidente da Câmara Municipal, e por Luís Guerra Marques, António Aires Rodrigues e Fernando Esperança Pereira, em representação da Confraria da Sopa do Vidreiro.

 

Por deliberação camarária, de 29 de Setembro de 2011, foi autorizada a celebração de contrato de comodato, que tem por objecto a cedência de um prédio urbano designado como Casa Museu 18 de Janeiro de 1934, localizado no Largo 18 de Janeiro de 1934, no lugar de Casal Galego, Marinha Grande.

 

O espaço cedido destina-se “exclusivamente ao desenvolvimento de actividades inseridas no objecto estatutário da Confraria da Sopa do Vidreiro, que consistem na defesa, valorização e divulgação da Sopa do Vidreiro, bem como os vectores da sua produção em região demarcada”.

 

Esta parceria vigora por um período de dez anos, podendo ser renovável por períodos de um ano, se nenhuma das partes se opuser.

 

Caberá  à Confraria, constituída em 2007, zelar pelo bom estado de conservação e segurança do local e dos equipamentos ali existentes.

 

Na sessão de assinatura do protocolo, o Presidente da Câmara salientou que estava a ser cumprida uma promessa antiga, realizada sob “a intenção do Município de dignificar todas as instituições do concelho”.

 

Álvaro Pereira acredita que “esta é uma forma de dinamizar ainda mais a Casa-Museu e valorizar a acção da Confraria da Sopa do Vidreiro”.

 

Fernando Esperança, Grão-Mestre da Confraria, confessou que “esta era uma velha aspiração da Confraria, para ter um local onde pudesse desenvolver as suas actividades e fixar a sua sede”. É intenção desta organização “tentar dignificar o espaço e assegurar pela sua melhor conservação e uso”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *