Palmela, Turismo

Pousada, “A Tipóia” e “D. Isilda” venceram Concurso de Gastronomia de Palmela

O Restaurante da Pousada do Castelo de Palmela venceu o Concurso de Gastronomia de Palmela, seguido do Restaurante “A Tipóia” (Pinhal Novo), que arrebatou o 2º Prémio, e do Restaurante D. Isilda (S. Brás, Palmela), em 3º lugar na classificação. Houve lugar, também, para uma Menção Honrosa, entregue ao Restaurante “Pérola da Serra” (Palmela). A entrega de prémios aos vencedores decorreu no dia 27 de Novembro, no âmbito do evento Palmela Wine 2011.

O Concurso decorreu entre 21 e 30 de Outubro, numa organização da Câmara Municipal de Palmela, com o apoio da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal/ Costa Azul. Durante este período, os onze estabelecimentos participantes propuseram uma ementa completa, composta por entrada, prato principal e sobremesa, onde os produtos locais estiveram em destaque. Ingredientes, sabor, apresentação, confecção, criatividade e integração na gastronomia local foram os principais critérios de avaliação. Além da degustação por parte do público, os pratos foram apreciados, sem aviso prévio, por um júri, composto por cinco elementos, em representação de vários organismos: Câmara Municipal de Palmela; Confraria Gastronómica de Palmela; Confraria do Moscatel de Setúbal; CVRPS – Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Parte integrante do programa “Palmela – Experiências com Sabor!”, o Concurso tem, como objectivos principais, a promoção e divulgação da gastronomia local como um importante produto turístico, bem como a dinamização do tecido empresarial local da restauração. O programa, implementado este ano pelo Município, em parceria com um conjunto de agentes económicos, visa consolidar a notoriedade da marca turística Palmela como território associado à gastronomia e aos produtos locais de qualidade.

 

Ementas vencedoras:

 

Restaurante da Pousada de Palmela

Castelo de Palmela Tel. 212 351 226

Não tem encerramento semanal

Entrada: Crocante de Queijo de Azeitão, Compota de Uvas e pequena Salada de Canónigos com Vinagrete de Maçã Riscadinha

Prato Principal: Sela de Coelho confitada em Vinho Tinto de casta Castelão, Guisadinho de Feijão encarnado, Espinafres salteados e Figos assados em Vinho Moscatel

Sobremesa: Bolo de Chocolate com Fogaça de Palmela e Nozes, Sorbet de Tangerina e Frutos vermelhos

 

Restaurante “A Tipóia”

Montinhoso – Pinhal Novo Tel. 962 308 242

Dia de Encerramento: Jantar de Domingo e 2.ª feira

Entrada: Sopa Caramela

Prato Principal: Bacalhau à “Tipóia”

Sobremesa: Doce da Tia com Moscatel

 

Restaurante “D. Isilda”

S. Brás – Palmela Tel. 212 333 255

Dia de Encerramento: 3.ª feira

Entrada: Cogumelos recheados com Queijo de Azeitão

Prato Principal: Empadão de Perdiz

Sobremesa: Arroz Doce com Leite de Ovelha

Restaurante “Pérola da Serra”

Palmela Tel. 212 350 240

Encerramento Semanal: 3.ª feira

Entrada: Sopa de Favinhas

Prato Principal: Caldeirada à Fragateira Setubalense

Sobremesa: Pêra em Vinho Tinto da Serra

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *