Póvoa de Varzim, Sociedade

Município da Póvoa de Varzim presta homenagem a Manuel Agonia Frasco

José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, diz acerca de Manuel Agonia Frasco: “Homem de rara sensibilidade, quis que a sua vida fosse tecida, qual rede de pescador, pelo amor ao mar e às suas gentes, numa dádiva constante ao que de melhor tinha para dar, como jornalista e cidadão, em prol das instituições poveiras.”

No dia 3 de Dezembro, sábado, Manuel Agonia Frasco será homenageado pelo município da Póvoa. Às 15h00, terá lugar o descerramento das novas placas toponímicas da Rua Agonia Frasco. A sessão de homenagem ao antigo director do jornal “O Comércio da Póvoa de Varzim” irá prosseguir, pelas 15h30, no Museu Municipal, e contará com a assinatura do Acto de Doação, que oficializa a entrega das duas peças da colecção privada de Manuel Agonia Frasco ao Museu Municipal e à Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.

Manuel Agonia Frasco nasceu na Póvoa de Varzim, a 25 de Dezembro de 1901.

Após ter concluído a 4.ª classe começou a trabalhar como aprendiz de tipógrafo na tipografia onde se imprimia o jornal “O Comércio da Póvoa de Varzim”, então propriedade do seu tio materno, Santos Graça, e do seu irmão mais velho, João Frasco Júnior. Quando se dissolveu a firma Santos Graça & Frasco, dedicada ao comércio de fazendas, conjuntamente com o negócio da tipografia e do jornal, Agonia Frasco formou, com o seu irmão, a firma Frasco & Irmão, a qual passou a ser proprietária do jornal. Aos 25 anos, entraria assim para a história d’”O Comércio da Póvoa de Varzim” como o seu mais jovem director, sucedendo no cargo por morte do irmão.

Até ao seu desaparecimento, em 14 de Maio de 1978, Manuel Agonia Frasco colocou sempre o jornal ao serviço da Póvoa de uma forma exemplarmente isenta, o que lhe mereceu, com inteira justiça, o respeito e o reconhecimento de todos os poveiros.

Como jornalista e cidadão empenhado no desenvolvimento social e económico da sua terra, Manuel Agonia Frasco sempre se disponibilizou, muitas vezes com prejuízo da sua vida particular, para apoiar e colaborar nas mais variadas causas em prol da Póvoa de Varzim. Hoje, é a vez do município e dos munícipes prestarem homenagem ao cidadão e ao jornalista.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *