Marinha Grande, Sociedade

FAG 2011 inaugura a 30 de Novembro na Marinha Grande

A 22ª  Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande inaugura no próximo dia 30 de Novembro (quarta-feira), pelas 18h00, no Parque Municipal de Exposições, situado na Boavista, Marinha Grande.

 

O certame, que decorre até 10 de Dezembro, é organizado pela Associação Social Cultural e Desportiva de Casal Galego (ASCD Casal Galego) e conta com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande.

 

Consiste numa mostra de artesanato, de gastronomia, de costumes, de tradições e de cultura, apresentando um retrato dos ofícios transmitidos entre gerações e do que são as novas tendências criativas. Estarão presentes cerca de 70 expositores.

 

Trata-se de um evento de encontro e reencontro de tradições seculares, que conta com artesãos a trabalhar ao vivo peças genuínas, desvendando segredos da cerâmica, tapeçaria, cestaria, bordados, tanoaria, entre muitos outros. Ao lado os restaurantes dão a provar a todos os visitantes o melhor da gastronomia nacional.

 

Dando continuidade à iniciativa tomada o ano passado de atribuir à FAG um tema, a Comissão Executiva decidiu escolher o Mar como tema da FAG/2011.

 

Portugal em geral e o Concelho da Marinha Grande em particular, sempre estiveram ligados ao Mar. Daqui saiu a madeira para a construção das caravelas que levaram os Portugueses a todos os cantos do Mundo. Aqui se viveu e vive paredes meias com o Mar, retirando dele o sustento de muitas famílias.

 

Aqui temos o melhor peixe e o melhor marisco, graças à boa qualidade da água, rica em iodo. Aqui temos belas praias, com fina areia dourada, sempre procuradas por gente de todo o País e que motivam a economia. Aqui temos tradições dos pescadores da Praia da Vieira, transportadas para outras paragens e que hoje são candidatas a Património Nacional.

 

Aqui temos, paredes meias com o Mar, a maior mancha de pinheiro bravo da Europa. Aqui temos tudo para amar o mar…

 

A Câmara Municipal da Marinha Grande também vai estar representada na FAG 2011, através de um Stand institucional, que fará alusão ao turismo do concelho.

 

No âmbito da geminação com outras cidades são convidados grupos das mesmas para actuar na Feira, além de confirmarem a sua presença institucional num expositor, com o objectivo de promover o intercâmbio cultural entre os vários locais e regiões e fortalecer os laços de união que estiveram subjacentes à geminação

Este ano, sublinha-se a participação dos municípios de Montemor-o-Novo, Oliveira de Azeméis e Salvaterra de Magos.

 

A ASCD Casal Galego aposta fortemente na animação cultural e na apresentação de artesanato trabalhado ao vivo.

 

Os horários da FAG são os seguintes:

 

Área de Artesanato

• Dia 30 Novembro: das 18:00 horas às 24:00 horas;

• De Segunda a Sexta: das 18:00 horas às 24:00 horas;

• Sábados/Domingos/Feriados: das 12:00 horas às 24:00 horas;

 

Área de Gastronomia

• Dia 30 Novembro: das 18:00 horas às 24:00 horas;

• De Segunda a Sexta: das 12:00 horas às 17:00 horas e das 18:00 horas às 24:00 horas;

• Sábados/Domingos/Feriados: das 12:00 horas às 24:00 horas;

• Entrada livre aos almoços nos dias úteis.

 

O preço de entrada é de 2€ por pessoa, sendo livre para menores de 12 anos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *