Borba, Sociedade

Novos oleões no concelho de Borba

Quatro novos pontos de recolha de óleos alimentares usados, designados por oleões, foram instalados no concelho de Borba. Estes novos oleões vêm complementar a rede já existente, aumentando para seis o número de equipamentos existentes no concelho. Este é um projecto da GESAMB, em parceria com o Município de Borba, e tem por objectivo dar um encaminhamento adequado a este tipo de resíduo.

Os oleões destinam-se à deposição de óleo alimentar usado, resultantes da fritura de alimentos, e nunca azeite ou óleos lubrificantes de motores, que deve ser colocado em garrafas de plástico devidamente fechadas, e introduzidas no oleão. Com este pequeno gesto a população estará a evitar graves problemas de poluição nas águas e nos solos, entupimentos e danos nas tubagens dos edifícios e distúrbios no normal funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais.

No concelho de Borba, aos oleões já instalados na Avenida 25 de Abril (Borba) e Largo do Cemitério (Santiago de Rio de Moinhos), foram agora introduzidos novos pontos de recolha no Largo do Pelourinho e Urbanização da Cerca (Borba), Rua da Estação (Santiago de Rio de Moinhos) e Largo da Igreja (Orada).

O Município de Borba apela à população para a utilização correcta destes equipamentos, realçando as vantagens e benefícios que os mesmos proporcionam no tratamento dos óleos alimentares usados, e de forma a evitar os impactos negativos no funcionamento das ETAR’s do concelho, recentemente remodeladas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *