Crato, Cultura

Natal com Jazz no Crato

A Câmara Municipal do Crato integra, mais uma vez, o Festival “Portugal Jazz” 2011 e apresenta Rodrigo Pinheiro com um concerto de piano no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, a 10 de Dezembro de 2011, pelas 21h30.

Este Festival de Jazz itinerante encerra o ano, no Crato, com este concerto muito especial porque se trata de um solo de piano tocado por um dos músicos que mais se destacaram em 2011, por decorrer num mosteiro de séc, XIV e por ser gravado ao vivo, beneficiando da ressonância secular deste espaço indo resultar deste concerto o primeiro disco a solo de Rodrigo Pinheiro, editado posteriormente pela JACC Records.

Rodrigo Pinheiro assume que é a solo que todas as audições e preferências, entre outras, transparecem na sua arte, sendo a sua maior preocupação dar um cunho pessoal ao que tocar « de modo a trazer algo que seja válido, novo e positivo». O pianista promete para este concerto ir «explorar o conjunto do piano com a acústica muito própria do mosteiro» acrescentando que não podia perder esta oportunidade para gravar o seu primeiro disco a solo.

Refira-se que o concerto que se apresenta resulta do desafio que a JACC Records colocou a Rodrigo Pinheiro no sentido de pensar num trabalho a solo, que pudesse ser registado ao vivo, para uma posterior edição discográfica.

Natural de Covilhã (cidade onde iniciou os estudos musicais logo aos 5 anos de idade), Rodrigo Pinheiro tem estado activo como músico desde a sua mudança para Lisboa, mantendo múltiplas colaborações.

No entanto, é somente a partir do final de 2008 – período em que os Red Trio (projecto com o contrabaixista Hernâni Faustino e o baterista Gabriel Ferrandini) se tornaram internacionalmente reconhecidos – que o pianismo de Rodrigo Pinheiro atravessou fronteiras e chegou a muitos ouvidos nos quatro cantos do mundo.

Os elogios que acompanham as audições entusiastas de quem ouve Rodrigo Pinheiro tornaram este projecto natural na progressão da carreira artística daquele que é um dos mais originais e inventivos pianistas portugueses da actualidade.

A Câmara Municipal do Crato proporciona agora a todos os amantes do jazz e música em geral apreciar o talento e virtuosismo de Rodrigo Pinheiro num concerto que ficará seguramente para a história do Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa na sua utilização actual como equipamento cultural.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *