Celorico de Basto, Sociedade

Feira da Sta. Catarina nas ruas de Celorico de Basto

A Feira mais tradicional do concelho de Celorico de Basto decorre nos dias 25 e 26 de Novembro e caracteriza-se sobretudo, pelo concurso pecuário que atrai milhares de visitantes.

Como vem sendo hábito a tradição mantém-se inalterada. Os produtores aproveitam esta feira para escoar parte dos produtos em stock e para promover os novos produtos. A procura, apesar da crise, é muita e permite uma enchente de pessoas oriundas de diversos pontos do país.

Como tem sido hábito o evento, organizado pela Câmara Municipal, desenrolar-se-á no Mercado Municipal e na área envolvente aos paços do Concelho e contará, em média, com cerca de 250 feirantes.

Note-se que actualmente, esta feira apresenta um leque de oferta muito variada, desde artesanato, produtos gastronómicos, electrodomésticos, alfaias agrícolas, produtos de decoração e muito mais.

Tradicionalmente, decorre o corta mato no dia 25, uma acção dinamizada pelo Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, com a participação de cerca de 400 alunos.

O ponto alto das festividades está marcado para dia 26 com o tradicional concurso pecuário.

Os produtores de gado apresentam os seus melhores exemplares das diversas raças em competição a referir a Barrosã, a Maronesa, a Minhota e a Frísia.

Um concurso organizado pela Casa do Agricultor/Cooperbasto, crl com o apoio da Câmara Municipal e da Associação de Desenvolvimento Rural de Basto – Probasto.

A animação permanente com diversos mecanismos de diversão é também ponto assente na tradicional Feira de Sta Catarina.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *