Cultura, S. João da Madeira

Livro “Andar na Vida” vai ser apresentado em S. João da Madeira

“Andar na Vida” resulta de investigação realizada pela autora nas ruas do Porto

“Andar na vida: prostituição de rua e reacção social” é um livro que resulta de uma investigação sobre o mundo social da prostituição de rua. Com esta pesquisa, Alexandra Oliveira obteve o seu doutoramento na Universidade do Porto, o primeiro em Portugal sobre este tema. A autora apresenta a obra no dia 30 de Novembro, às 21h30, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, cidade de onde é natural.

Para a realização deste trabalho, a investigadora “imergiu durante cinco anos no terreno da prostituição de rua, no Porto”. Como se lê na sinopse do livro, “chegou a permanecer na rua a uma média de três dias por semana, por vezes acabando por ficar 12 horas seguidas em contexto, observando, ouvindo, interagindo e entrevistando prostitutas e prostitutos, seus companheiros afectivos, clientes do comércio do sexo, donos e gerentes das pensões onde se desenrola o sexo pago, entre outros actores que habitam o mundo da prostituição”.

Esta pesquisa permitiu a Alexandra Oliveira obter “um conjunto de conhecimentos que ajuda a desmontar estereótipos e crenças erradas sobre a prostituição e as prostitutas de rua”. Nas páginas do livro que escreveu, e que agora apresenta em S. João da Madeira, “encontram-se explicações e interpretações sobre o mundo social da prostituição rua”, designadamente sobre a forma como se organiza, que territórios ocupa, a vida familiar de quem a pratica, a estigmatização, as exclusões e os vários tipos de violência que lhes estão associados.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *