Educação, Lamego

Programa de educação ambiental quer envolver 2 mil alunos em Lamego

     Durante o ano escolar em curso, a Câmara Municipal de Lamego espera receber cerca de duas mil pessoas, na sua maioria alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho, mas também professores, auxiliares de ação educativa e representantes de associações de pais no novo Centro de Educação e Formação Ambiental que funciona no Parque Biológico da Serra das Meadas para participarem nas muitas atividades que ali vão decorrer.

     Dotado de equipamento multimédia moderno e de uma área expositiva, este local passará a acolher iniciativas com componentes teórica e prática, complementares ao programa curricular, e atividades não curriculares, vocacionadas para ensinar e sensibilizar os jovens, do pré-escolar ao secundário, para as questões do Ambiente.

     O conjunto de sessões de esclarecimento, desenvolvimento de projetos e ações de celebração de datas comemorativas não vai, no entanto, cingir-se apenas ao novo espaço pedagógico. Os ateliês dedicados à sensibilização para a temática animal, à melhoria do desempenho ambiental das próprias escolas e ao estímulo aos jovens em processos de decisão que os preparem para o exercício de uma cidadania ativa na defesa do Ambiente vão decorrer noutros locais, nomeadamente nos estabelecimentos de ensino.

     Ao longo do ano, a autarquia de Lamego também deseja assinalar a comemoração de diversos dias temáticos ambientais – Dia Mundial da Água, Dia Internacional da Biodiversidade, entre outros -, de modo a envolver a participação ativa da comunidade escolar. “Para além da temática da proteção ambiental, que é recorrente, é importante salientar a componente de cidadania, sensibilizando para a defesa da natureza e para os bens públicos a esta associados”, explica Manuel Coutinho, vereador com o pelouro do Ambiente.

     A educação ambiental é um vetor estratégico de intervenção para o desenvolvimento do Município de Lamego. Por esta razão, ensinar as novas gerações na perspetiva de um futuro sustentável, em respeito pelo Ambiente é uma prioridade. O plano em vigor para o ano letivo 2011/12 foi adaptado à nova realidade do parque escolar local, marcada pela recente abertura de novos centros escolares que implicaram o encerramento de diversos estabelecimentos de ensino dispersos pelo concelho.

     Inaugurado a 5 de junho de 2002, o Parque Biológico da Serra das Meadas cedo se tornou no maior centro pedagógico ambiental da região e um dos mais importantes santuários de espécies animais e vegetais. Por aqui, já passaram milhares de pessoas, sobretudo crianças e jovens, sensibilizadas para as problemáticas ambientais e ansiosas por contactar de perto com uma enorme variedade de animais. Com o objetivo de dotá-lo de melhores condições de cativeiro e beneficiar o acolhimento aos visitantes, a Câmara Municipal de Lamego lançou, em 2010, mãos à obra e investiu cerca de 200 mil euros para garantir uma ampla requalificação deste espaço e obter a licença de funcionamento definitiva junto da Direção-Geral de Veterinária.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *