Ansião, Sociedade

Formação dedicada aos profissionais com intervenção no espaço público – Ansião

No âmbito do projecto R.A.M.P.A (Regime de Apoio aos Municípios Para a Acessibilidade) de Ansião, vai realizar-se no dia 23 de Novembro uma acção de formação destinada aos profissionais com intervenção diária no Espaço Público de Ansião, designadamente os colaboradores do município nas áreas dos resíduos urbanos, manutenção do espaço público e jardins. Profissionais camarários que, embora exercendo as suas tarefas de forma discreta, têm por missão diária fazer tarefas de limpeza, de manutenção das ruas e de embelezamento dos espaços verdes.

As ruas, as praças e as vielas são locais que fazem parte do espaço público de Ansião. Um espaço que é a principal imagem para os que nos visitam ou que permanecem, por exemplo em peregrinação religiosa, em trabalho ou em turismo.

Todos somos intervenientes no Espaço Público em qualquer momento do dia, quando nos dirigimos às nossas casas, a caminho do emprego, a caminho da escola, em direcção a momentos de lazer ou de qualquer outra actividade. E, tal como na nossa casa, as ruas devem estar limpas, serem seguras na utilização e arranjadas aos olhos dos vizinhos.

Daí esta formação, para a qual se pretende uma abordagem inovadora, sendo que numa primeira fase o formador participará integrado numa equipa de recolha de resíduos e a jornada terminará em sala, com todas as equipas. Ali serão abordadas todas as matérias sensíveis ao domínio da Acessibilidade, designadamente as tarefas e actividades que fazem a diferença no Espaço Público.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *