Évora, Sociedade

Évora assinala 25 Anos como Património da Humanidade

A Câmara Municipal de Évora assinala no próximo dia 25 de Novembro a passagem de 25 anos sobre a classificação do Centro Histórico da cidade como Património da Humanidade pela UNESCO, feito conseguido em 1986 e uma distinção que trouxe uma maior notoriedade da cidade de Évora em Portugal e, sobretudo, além-fronteiras.

O programa das comemorações terá início com uma Sessão Solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 11 horas, na qual serão ouvidos depoimentos de diversas personalidades acerca desta distinção para cidade de Évora, e será feito um tributo à geração Património Mundial: Jovens nascidos em Évora em 25 de Novembro de 1986. A sessão continuará com uma conferência pelo Professor João Carlos Brigola (Universidade de Évora/IMC) e terminará com a apresentação da Medalha Comemorativa da data, que foi concebida pelo artista plástico João Cutileiro.

Pelas 12:30, a música vai andar pelas ruas do Centro Histórico, com a actuação dos alunos do Departamento de Música da Universidade de Évora, que se inicia na Praça do Sertório, com paragens em vários locais do Centro Histórico.

O programa das comemorações regressa ao Salão Nobre dos Paços do Concelho às 18 horas, para a sessão de apresentação do Projecto “Évora, Percursos e Memórias – 25 Anos de Património Mundial da Humanidade, 25 Monumentos, 25 Lendas, histórias e devoções”. Este projecto contempla a realização de visitas guiadas, a decorrerem entre Novembro de 2011 e Novembro de 2012, a 25 edifícios emblemáticos da cidade, em percursos que, evocando a memória e a identidade da cidade, transportam os participantes para outras épocas e outras vivências. A sessão contará com uma conferência pela Professora Catedrática Maria Cátedra (Departamento de Antropologia Social, Universidade Complutense, Madrid) intitulada “Das fundações da Cidade: de Elbora ao templo de Diana”.

Este dia de comemorações será encerrado com um Concerto comemorativo dos 25 anos de Évora Património da Humanidade, pela Orquestra da Universidade de Évora, na Igreja de São Francisco, pelas 21:30. É de salientar que o programa das Comemorações dos 25 de anos de Évora Património da Humanidade vai prolongar-se até ao dia 25 de Novembro de 2012, com muitas actividades a decorrer durante o próximo ano. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *