Amadora, Sociedade

Amadora adere à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

De 19 a 27 de Novembro, tem lugar a 3.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, iniciativa que tem o apoio do Programa Life + da Comissão Europeia, a que a Câmara Municipal da Amadora se associou. 

Durante este período (19 a 27 de Novembro), vai estar instalado no Centro Comercial Dolce Vita Tejo o STAND DO CÓDIGO DA RECICLAGEM, da Valorsul.

Este stand, de natureza lúdica, simula um ecoponto e tem expostas as regras da deposição selectiva de resíduos de embalagens. Tem um balcão com materiais informativos sobre a deposição de resíduos (de embalagens e de medicamentos) e é dinamizado por um monitor que recebe os visitantes e os convida a jogar o jogo da reciclagem, como primeira abordagem.

Após este momento inicial, o participante é informado sobre a necessidade de alteração de comportamentos face ao excesso de resíduos que cada indivíduo produz e são dadas dicas de consumo sustentável e reutilização dos resíduos gerados.

O visitante será ainda alertado para a hierarquia da gestão de resíduos em que a reciclagem surge em terceiro lugar.

No caso das crianças, jogam o jogo e são alertadas para pequenos gestos que poderão ter para fazer menos resíduos. 

Paralelamente, a Câmara Municipal da Amadora irá realizar duas acções com os seus funcionários, com o objectivo de os sensibilizar sobre a reciclagem de resíduos e a correcta deposição selectiva. 

Objectivos da Europeia da Prevenção de Resíduos:

• Promover em toda a Europa acções de prevenção de resíduos com o objectivo de sensibilizar e gerar mudanças de comportamentos;

• Informar acerca das políticas de prevenção de resíduos da União Europeia e dos Estados-membros;

• Valorizar o trabalho dos diversos intervenientes através de exemplos concretos. 

5 temas principais : da concepção dos produtos à  sua reutilização…

1. Demasiados resíduos: consciencializar sobre a importância da produção de resíduos de cada um e do seu impacto ambiental e económico.

2. Melhor Produção: motivar as empresas a implementarem medidas concretas que permitam reduzir a quantidade de resíduos gerados pelas suas actividades.

3. Melhor Consumo: sensibilizar o consumidor para o impacto das suas compras na produção de resíduos.

4. Uma vida mais longa para os produtos: lembrar o público que os produtos podem ter uma segunda vida, através de reparações, doações?

5. Menos resíduos deitados fora: mostrar que se pode evitar deitar fora produtos, tendo cuidado relativamente à data de validade, assegurando-se de que as embalagens estão mesmo vazias antes de abrir novas, praticando compostagem caseira… 

Para mais informações: www.ewwr.eu (contact@ewwr.eu
 

Localização do STAND DO CÓDIGO DA RECICLAGEM:

Centro Comercial Dolce Vita Tejo – em frente à Sport Zone, no piso 0.

Horário: 17h às 21h durante a semana e das 12h às 22h ao fim-de-semana. 
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *