Trofa

Rui Rio vem à Trofa no dia do 13º Aniversário do Município

O ponto alto das comemorações do 13º aniversário da criação do concelho da Trofa decorre a 19 de novembro. De forma a celebrar esta data a Câmara Municipal da Trofa tem preparado um programa que vai decorrer ao longo de todo o dia. 

As comemorações começam pelas 10h00 com o hastear das bandeiras, no edifício sede da Câmara Municipal da Trofa, seguindo-se a missa solene, pelas 11h00, na Igreja paroquial de Guidões. Este ano a autarquia dedica esta missa à memória dos Combatentes Trofenses tombados no Ultramar. 

A festa do 13º  aniversário continua pelas 14h30, na Casa da Cultura da Trofa, com a inauguração da exposição “Trofa Criativa”, incluída na cerimónia de entrega dos certificados de participação das Feiras Francas. Na mesma ocasião tem lugar a revelação do grande vencedor do Concurso Literário Lusófono da Trofa 2011, seguindo-se um recital de violoncelo por Telma Silva.  

A exposição “Trofa Criativa” surge no seguimento da participação do concelho da Trofa na edição das Feiras Francas que decorreu no Palácio das Artes do Porto, em setembro. A Autarquia procurou assim, mostrar alguns exemplos de talentos criativos e de empreendedorismo municipais, evidenciando-se áreas como a moda, a arte sacra, o artesanato, bem como a aposta numa nova visão de comercialização de vinhos da região. Nesta cerimónia estarão em destaque empreendedores como Augusto Ferreira, António Pedro Maia, Júlio Torcato, Micaela Oliveira, Susana Joana e Márcio Sousa. 

Presidente da Junta Metropolitana do Porto participa na sessão solene de Aniversário do Concelho da Trofa 

As comemorações do 13.º aniversário do Concelho da Trofa continuam com a Sessão Solene, que este ano contará com a presença do Presidente da Junta Metropolitana do Porto, Rui Rio, que irá abordar a situação atual das Autarquias em Portugal.  

A sessão solene decorrerá  no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários da Trofa, pelas 17h00, e será também aproveitada pela Câmara Municipal da Trofa para distinguir e homenagear várias figuras e empresas trofenses que se destacaram em áreas como o desporto, a cultura, a ciência e o empreendedorismo, reconhecendo assim, publicamente o seu mérito e o seu esforço. 

E como o dia é  de festa, a autarquia trofense, através do Aquaplace promove a atividade “Boom Fitness”, a partir das 18h00, no Parque Nossa Senhora das Dores. Aqui será possível assistir a uma demonstração das várias atividades desportivas que existem na Academia Municipal da Trofa.  

E como não podia deixar de ser, e como já é tradição, pelas 19h00 a autarquia trofense convida toda a população a participar na tradicional vitela assada, no Parque Nossa Senhora das Dores, momento que conta com a atuação do Grupo “Sons e cantares do Ave”. 

O dia 19 de novembro termina com a estreia musical da peça “Amílcar, Consertador de búzios calados”, no auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, interpretado pelos Meninos Cantores do Município da Trofa com letra e música de Mário Alves e com direção artística de Antónia Maria Serra.  

Esta peça baseia-se no conto vencedor do Concurso lusófono da Trofa Conto Infantil – Prémio Matilde Rosa Araújo, edição 2010.  

O Executivo Municipal, liderado por Joana Lima, lança desta forma o convite a todos os Trofenses a participarem nas comemorações do 13.º aniversário de criação do Concelho da Trofa, marcando presença nas várias iniciativas programadas para estas comemorações.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *