Palmela, Sociedade

Comemoraçõ​es do Dia da Floresta Autóctone – Palmela

Entre 20 e 23 de Novembro, a Câmara Municipal de Palmela promove um conjunto de iniciativas destinadas a assinalar o Dia da Floresta Autóctone.

O programa tem início com a Caminhada Desportiva “Barris, Alcube e Rego D’Água”, no dia 20, com início às 9 horas no Cabeço das Vacas, em Vale de Barris. Aberta à população em geral e integrada no programa “Mexa-se em Palmela”, a caminhada terá a duração de 12 km, no coração da Arrábida (inscrição prévia obrigatória até 18 de Novembro, às 16 horas, através do telf. 212336636 ou do e-mail desporto@cm-palmela.pt). Durante a actividade, os participantes serão encorajados a recolher sementes a utilizar, posteriormente, pelos alunos da EB1 de Quinta do Anjo que, no dia 21, participarão num pedipaper no Sobral, com um percurso de descoberta ao ar livre e pequenos jogos interactivos. No dia 23, já na escola, decorrerá uma acção de sensibilização sobre o tema, que culminará com a plantação de medronheiros no pátio e a realização de uma sementeira. Pretende-se que os alunos acompanhem e valorizem o processo de desenvolvimento das plantas ao longo do ano, com a conclusão em Novembro de 2012, altura em que as espécies serão plantadas para recuperação de um bosque autóctone.

O Dia da Floresta Autóctone, comemorado a 23 de Novembro, pretende dar a conhecer as espécies presentes, naturalmente, no país e na nossa região, chamar a atenção para as dificuldades que as florestas portuguesas atravessam, não só pela crescente aposta em espécies de crescimento rápido – na sua maioria exóticas – mas, também, pela exposição a ameaças constantes (incêndios, pragas, doenças, intervenções prematuras e desordenadas) e sensibilizar para a necessidade de preservar a floresta natural, pelas suas qualidade na produção de oxigénio, protecção do solo e do regime hídrico, fixação de dióxido de carbono e conservação da biodiversidade.

Programa: Dia 20 | 9h00 – Cabeço das Vacas, Vale de Barris, Palmela            Caminhada Desportiva “Barris, Alcube e Rego D’Água”            Destinatários: população em geral Dia 21 | 9h30 – Sobral de Quinta do Anjo            Pedipaper            Destinatários: alunos da EB1 de Quinta do Anjo

Dia 23 | 9h30 – EB1 de Quinta do Anjo            Acção de Sensibilização sobre a Floresta Autóctone            Destinatários: alunos da EB1 de Quinta do Anjo

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *