Cultura, Santo Tirso

Santo Tirso volta a ser a capital nacional do presépio

É inaugurada no próximo dia 25 de Novembro, às 15 horas, a VI Exposição Internacional de Presépios de Santo Tirso, mostra que poderá ser visitada no átrio da Câmara Municipal, até ao dia 2 de Janeiro. Cerca de 400 presépios pertencentes a vários coleccionadores e artesãos europeus, estarão patentes ao público nos Paços do Concelho.  

Mas, em Santo Tirso, serão cerca de 800, os presépios em exposição, designadamente nas sedes dos Bombeiros, do Clube Tirsense e da Junta de Freguesia. Durante mês e meio, Santo Tirso ver-se-á, assim, transformada na Capital Nacional do Presépio.  

O evento é promovido conjuntamente pela Câmara Municipal de Santo Tirso e pela Confraria do Caco, confraria sediada em Santo Tirso e que conta com 136 confrades. 

Para Castro Fernandes, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, este evento “ajuda a consagrar o presépio como um dos mais importantes costumes natalícios” e permite um riquíssimo “intercâmbio de culturas e artes artesanais de todo o Mundo”, concluiu. 

Delfim Manuel, um dos mais dinâmicos membros da Confraria do Caco e um consagrado artesão tirsense, “agradece o apoio da Câmara Municipal” e revela que “nunca é muito fácil organizar uma exposição deste tipo, onde existem peças únicas”, sendo certo, considera, “que o esforço vale a pena e a experiência se mostra enriquecedora”. 

Depois dos presépios portugueses (2006), espanhóis (2007), franceses (2008), africanos (2009) e da américa latina (2010), ficarão patentes ao público até ao dia 2 de Janeiro, cerca de 400 ícones natalícios elaborados e/ou coleccionados por ilustres artesãos de origem europeia. 
 
 

VI FEIRA NACIONAL DE PRESÉPIOS (dias 25, 26 e 27 de Novembro)

Este ano, e como curiosidade, poderemos dizer que a abertura da exposição coincidirá também com a abertura da VI Feira Nacional de Presépios onde estarão presentes 24 artesãos trabalhando ao vivo os seus exemplares de presépios. Esta mostra/venda de produtos natalícios funcionará no dia 25, das 15 às 23 horas; no dia 26, das 11 às 23 horas e, no dia 27, das 10 às 20 horas. 
 
 

VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE CONFRARIAS (dias 26 e 27 de Novembro)

Santo Tirso será ainda palco nesse fim-de-semana (dias 26 e 27 de Novembro) do VI Encontro Internacional de Confrarias. Durante dois dias, centenas de confrades e confreiras de todo o mundo reúnem-se, em Santo Tirso, num evento cujas cerimónias oficiais se iniciam às 10h30 de sábado, dia 26, com uma concentração no Auditório Engº Eurico de Melo, seguida de uma reunião das Cortes. Depois do almoço os confrades marcarão presença na abertura da Exposição ao que se seguirá uma visita guiada à mesma.

No domingo, dia 27, os confrades participarão numa missa que será celebrada às 11 horas na Capela do Hospital de Santo Tirso a que se seguirá a cerimónia de entronização (11º Capítulo da Confraria do Caco) de novos confrades que decorrerá no auditório Engº Eurico de Melo, na Misericórdia. 

Na tarde do dia 29 de Novembro, estão previstos vários directos desta Exposição de Presépios no âmbito do programa da RTP 1 – “portugal no coração”. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *